De acordo com dados levantados pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), houve uma diminuição de 65% nos problemas que exigem intervenções de médio e longo prazo para resolução, relacionados a chuvas na malha viária entre 2023 e 2024.
Comparando os períodos de 2022/2023 e 2023/2024, o número total de ocorrências diminuiu de 20 para sete em todo o estado. Dessas sete ocorrências, quatro trechos já foram liberados para o tráfego, enquanto os demais estão passando por obras ou estão programados para iniciar as intervenções necessárias. No entanto, duas ocorrências não relacionadas à chuva, devido a atos de vandalismo, foram registradas na MG-314, nos quilômetros 31 e 53. O DER-MG já resolveu os problemas e restaurou o tráfego nesses locais.
O diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, destaca que eventos como rompimentos de bueiros, pontes interditadas e rompimentos de pistas são os mais comuns e que demandam mais tempo para solução.
“Historicamente, em locais onde eram registradas mais ocorrências desta natureza, como na Zona da Mata, Rio Doce e parte da Região Central, foram apenas duas interrupções de tráfego. Uma no município de Fervedouro, no km 62 da MGC-482, cuja obra está em andamento e outra próxima a Central de Minas, trecho já liberado”, aponta.
Já Antônio Luiz da Silva Júnior, presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Minas Gerais (Setcemg), ressalta que o aumento dos investimentos na infraestrutura rodoviária teve um impacto positivo para o setor.
“Nós vínhamos sofrendo muito na última década, principalmente no período de chuvas, mas em 2022, com a entrada do Provias, a melhora já foi sensível. Em 2023/2024 a redução foi ainda maior, sobretudo nas interdições de rodovias, com queda de mais de 60%, conforme a gente vem acompanhado pelo nosso programa Ir e Vir Seguro, que ajuda a monitorar a malha rodoviária de Minas,” explica.
Comerciantes e moradores também perceberam as melhoras na malha viária. Walter Luiz de Lacerda Nunes, comerciante do município de Lajinha, na Zona da Mata, relata.
“Anteriormente, interrupções nas rodovias eram uma rotina, em função da ausência de manutenção e conservação. Tínhamos, no máximo, uma operação tapa-buracos. Após as obras, não tivemos nenhuma ocorrência provocada pelas chuvas”.
Para 2024, está previsto um investimento de R$ 1,2 bilhão do Governo de Minas Gerais na recuperação do pavimento e na eliminação de 60 pontos críticos da malha rodoviária. Além disso, um novo modelo de contrato de conservação permanente está sendo implementado para garantir a qualidade dos serviços de manutenção.
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