Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 04 de Maio 2026
Juiz de Fora

Cortejo abre a 20ª edição do Feijão de Ogun nesta quinta, 13

Feijão de Ogun busca debater desigualdades e preservar a cultura africana

Geraldo Gomes
Por Geraldo Gomes
Cortejo abre a 20ª edição do Feijão de Ogun nesta quinta, 13
Jacqueline Silva
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Juiz de Fora se prepara para a abertura do 20º Feijão de Ogun nesta quinta-feira, 13. Os grupos Ingoma, Muvuka e Maracatu Estrela na Mata serão os responsáveis por conduzir o cortejo de abertura do evento, que terá a presença de representantes de diversos terreiros de candomblé e umbanda, além de capoeiristas formando uma orquestra de berimbaus. O cortejo terá início às 18h, na Praça da Estação, e seguirá pela Rua Halfeld até o Parque Halfeld, onde acontecerão diversas atividades do evento.

O Feijão de Ogun é uma iniciativa promovida pelo Movimento Negro Unificado (MNU) e pelo Instituto Feijão de Ogun, com apoio da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O evento tem como objetivo principal discutir e combater as desigualdades que afetam a população negra, além de promover o reconhecimento e a preservação da cultura de matriz africana.

Publicidade

Leia Também:

A programação do 20º Feijão de Ogun se estenderá até o domingo, 16, oferecendo uma ampla variedade de atividades gratuitas para o público. Entre as atrações, estão previstas apresentações de música, dança, teatro, encontro de Yabás, exibição de filmes e a Feira de Etnodesenvolvimento. A Escola de Samba União das Cores, localizada na Rua Daniele Lamarca Pereira 11, no bairro Milho Branco, será o ponto de encontro para o tradicional Feijão do Ogun, que será servido aos presentes.

Neste ano, o tema do evento é "Terra: Ancestralidade, Memória e Resistência". De acordo com Paulo Azarias, coordenador do MNU/Zona da Mata, o Feijão de Ogun foi dividido em três fases. A primeira fase foi marcada por debates que enriqueceram o projeto de criação do Estatuto da Igualdade Racial em âmbito municipal, atualmente em tramitação na Câmara de Vereadores.

A segunda fase, de caráter cultural e voltada para geração de renda, conta com o cortejo de abertura, diversas apresentações culturais gratuitas e a Feira de Etnodesenvolvimento no Parque Halfeld. Já a terceira fase, que acontecerá no dia 16, consiste em uma confraternização na quadra da União das Cores, com atividades culturais e uma feijoada.

Confira a programação completa do evento:

13/07 - Quinta-feira

  • 18h - Concentração para o Cortejo de Abertura com Ingoma, Muvuka, Maracatu Estrela na Mata + povo tradicional de terreiro + orquestra de capoeira
  • 19h - Saída da Praça da Estação – Trajeto: Rua Halfeld - Calçadão até o Parque Halfeld

14/07 - Sexta-feira

  • 10h às 21h - Feira de Etnodesenvolvimento e Economia Solidária (Parque Halfeld)
  • 14h - Exibição de Filmes (Anfiteatro João Carriço)
  • 16h - DJ Fausto Mota (Parque Halfeld)
  • 18h - Samba dos Orixás (Parque Halfeld)
  • 20h - Samba do Mato
  • 22h - Encerramento

15/07 - Sábado

  • 9h - Caminhada Juiz de Fora Negra
  • 10h às 21h - Feira de Etnodesenvolvimento e Economia Solidária (Parque Halfeld)
  • 14h - DJ Dan Brandão
  • 16h - Alessandra Crispin (Parque Halfeld)
  • 18h - RT Malone (Parque Halfeld)
  • 20h - Samba de Colher (Parque Halfeld)
  • 22h - Encerramento

16/07 - Domingo

  • 9h – Encontro das Yabás (Anfiteatro João Carriço)
  • 10h às 21h - Feira de Etnodesenvolvimento e Economia Solidária (Parque Halfeld)
  • 12h - DJ Fofão (Parque Halfeld)
  • 14h - Peça teatral “Orixás, Flores e Amores” (Parque Halfeld)
  • 15h - Ingoma (Parque Halfeld)
  • 17h30 - Muvuka (Parque Halfeld) Local: Escola de Samba União das Cores (Rua Daniele Lamarca Pereira 11 – Milho Branco) – Entrada franca
  • 12h - Distribuição do Feijão para os presentes
  • 13h - Paticumbum
  • 14h - Bateria Sensação da União das Cores
  • 15h - Show do artista popular Farinhada
 
Geraldo Gomes

Publicado por:

Geraldo Gomes

Fundador, diretor e presidente do Portal de notícias RCWTV. Trabalhou na TVE, TV pública de Juiz de Fora, como diretor de imagem, e depois empreendeu no ramo de eventos evangélicos com a empresa Gospel Videos. Mais tarde fundou a RCWTV, inicialmente...

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR