Aguarde, carregando...

Sábado, 27 de Junho 2026
Carregando jogos...
Minas Gerais

Contribuintes mineiros podem destinar parte do Imposto de Renda para fundos sociais

Campanha "Doe Legal" permite que cidadãos ajudem crianças, adolescentes e idosos sem custos extras; prazo encerra em 29/05

Talia Santana
Por Talia Santana
Contribuintes mineiros podem destinar parte do Imposto de Renda para fundos sociais
Sedese / Divulgação
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O calendário fiscal de 2026 oferece aos cidadãos de Minas Gerais a oportunidade de decidir o destino de parte de seus impostos. Até o dia 29/05, prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda (IR), a campanha Doe Legal, coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), incentiva a destinação de recursos para projetos que beneficiam o público infantojuvenil e a terceira idade.

O mecanismo permite que pessoas físicas e jurídicas transfiram uma porcentagem do imposto devido aos Fundos Estaduais da Criança e do Adolescente (FIA) e da Pessoa Idosa (FEI). O procedimento não gera custos adicionais, pois o valor destinado é abatido do montante a pagar ou somado ao valor da restituição.

Como realizar a destinação

Publicidade

Leia Também:

Para participar, o contribuinte deve, obrigatoriamente, optar pelo modelo de "Declaração por Deduções Legais" (completo) no sistema da Receita Federal. O passo a passo é simplificado:

  1. Acesse a aba “Doações Diretamente na Declaração” no menu lateral;

  2. Clique em “Novo” e selecione o fundo desejado (Criança e Adolescente ou Pessoa Idosa);

  3. Escolha o nível “Estadual” e selecione Minas Gerais para garantir que o recurso permaneça no estado;

  4. Pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto devido (3% para cada fundo), enquanto empresas sob o regime de Lucro Real podem destinar até 1%.

Após o preenchimento, o sistema gera um documento de arrecadação (Darf), que deve ser quitado até o vencimento para validar a doação.

Gestão e Transparência

Os recursos arrecadados são geridos por conselhos especializados e passam por fiscalização rigorosa. O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-MG) e o Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEI-MG) são responsáveis por direcionar os valores a projetos de saúde, educação e defesa de direitos. Segundo o secretário interino da Sedese, Ricardo Alves, a iniciativa é uma forma prática de exercer a cidadania, garantindo que o imposto pago retorne diretamente para as comunidades locais.

 Acesse rcwtv.com.br e entre no nosso grupo de WhatsApp para receber atualizações diretamente no seu celular.

FONTE/CRÉDITOS: GOVERNO DE MINAS GERAIS

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.
Talia Santana

Publicado por:

Talia Santana

Repórter na RCWTV – Rede de Canais Web. Focada em repassar informações de interesse público, de modo imparcial e acessível.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR