Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 13 de Abril de 2024
rcwtv
rcwtv

Policial

Comerciante é preso na zona Sul

O homem de 61 anos foi preso no clube cascatinha

Redação
Por Redação
Comerciante é preso na zona Sul
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Um comerciante de 61 anos foi preso na tarde deste sábado, 25, acusado de injúria racial durante uma discussão com um funcionário da cozinha do restaurante do

Cascatinha Country Club, na zona sul de Juiz de Fora.

Segundo o boletim de ocorrência, a vítima contou que estava trabalhando na cozinha quando foi abordada pelo acusado, que bastante exaltado teria reclamado de um pedido feito por ele usando as seguintes expressões: "Você não sabe ler, não? ";

Publicidade

Leia Também:

"chama esse negro aí"; "Ele é que cor? Preto ou não é? ".

Ainda segundo o relato, o homem acusado de injúria racial ainda tentou entrar na cozinha, mas foi impedido pela cozinheira, que testemunhou a discussão e relatou à Polícia o que ouviu.

Os seguranças do clube foram até o restaurante e o acusado foi detido até a chegada da PM, que o encaminhou à delegacia para responder pela acusação de crime de injúria racial, fato tipificado no artigo 140 do decreto lei 2848/40.

O comerciante negou as acusações e disse que escutou uma das testemunhas se referir a ele como "branquelo careca" o que não foi confirmado por nenhuma testemunha dos fatos, segundo registro do boletim de ocorrência.

Na delegacia, o comerciante alegou ser cardíaco e estar se sentido mal. Ele foi, então, conduzido para o HPS sendo submetido a exames em observação. Depois de atendido, o flagrante foi ratificado pelo delegado de plantão da Polícia Civil.

Tentei contato com a presidência do Cascatinha Country Club para saber o posicionamento do clube diante do ocorrido, mas ainda não tive retorno. Se o clube se posicionar, faço a postagem aqui.

Em janeiro deste ano, o Governo Federal sancionou uma lei que tipifica como crime de racismo a injúria racial, com a pena aumentada de um a três anos para de dois a cinco anos de prisão.

Enquanto o racismo é entendido como um crime contra a coletividade, a injúria é direcionada ao indivíduo.

 

Em relação aos atos racistas praticados nas dependências do Clube no dia 25/02/2023, envolvendo funcionários da instituição, vêm o Cascatinha Country Club, por meio de sua Diretoria Executiva, manifestar-se veementemente contra qualquer ato discriminatório, de qualquer natureza, seja em relação à cor, gênero, credo ou orientação sexual.

Inclusive, a Lei 7.716/1989 e o Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/2010) definem o Racismo como crime inafiançável, inaceitável e indefensável. Assim, atos que envolvem denúncias de discriminação ou preconceito de cor, etnia, religião ou procedência nacional, devem ser devidamente apurados e, quando for o caso, punidos pelo rigor da Lei.

A respeito do ocorrido, o suposto autor dos fatos teve sua prisão em flagrante anunciada pelos agentes de segurança do Clube, que o mantiveram na instituição até a chegada da Polícia, que conduziu-o à Delegacia para a tomada das medidas cabíveis.

Durante todo o momento, o Cascatinha Country Club manteve todo o apoio aos funcionários agredidos, inclusive fornecendo assistência jurídica gratuita durante os trâmites em Delegacia.

O CCC reafirma seu compromisso legal e institucional de combate a todas as formas de discriminação, em especial o racismo, que ainda se faz presente em nosso país. Além das medidas legais, o suposto autor terá contra ele imputadas as infrações administrativas cabíveis, sofrendo o competente procedimento administrativo disciplinar.

Fecha a nota assinada pelo presidente do Clube, José Luiz Lacerda

 

Siga nossas redes sociais 

#noticias de juiz de fora, #juiz de fora, #rcwtv, #noticias minas gerais, #pjf,#noticias em juiz de fora, #noticias em minas gerais, #noticias mg

 

 

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )