A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SSVS) e da Secretaria de Saúde (SS), intensifica, de 11 a 14 de novembro, as visitas e vistorias em residências e lotes de diversos bairros do município. As ações fazem parte do esforço contínuo de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
Os Agentes de Combate a Endemias (ACE) realizarão as rotas conforme o cronograma semanal já estabelecido, e a colaboração da população é essencial para o sucesso das atividades. A PJF solicita que os moradores permitam o acesso dos agentes às suas residências e terrenos, a fim de garantir a eliminação de focos de proliferação do mosquito. Durante esse período, quando a circulação do vírus da dengue tende a diminuir, é fundamental reforçar as ações preventivas para evitar o aumento de casos no futuro.
Importância da participação da população
De acordo com a Prefeitura, a maioria dos focos de mosquito é encontrada dentro das casas, por isso, a presença e a orientação dos agentes é indispensável. Todos os servidores estarão devidamente identificados e uniformizados. O trabalho de vistoria inclui tanto as áreas externas quanto internas das residências, com o objetivo de avaliar e eliminar recipientes que possam acumular água, além de tratar com larvicida aqueles que não puderem ser descartados.
Além da visita domiciliar, a PJF orienta os moradores a realizarem verificações preventivas em suas propriedades, com foco em pontos que podem acumular água e criar ambientes propícios à reprodução do mosquito. Dicas incluem a limpeza de ralos e cisternas, a remoção de pratinhos de plantas e a verificação de caixas d’água e piscinas, mesmo as que não estejam em uso.
Rotas de visitação
As visitas de rotina acontecerão em bairros de diferentes regiões da cidade, conforme a seguinte programação:
- Zona Norte: Monte Castelo, Bairro Industrial e Araújo
- Nordeste: Grama, Granja Bethânia e Recanto dos Lagos
- Região Central: Granbery, Paineiras, Santa Cecília, São Mateus, Mundo Novo e Dom Bosco
- Região Oeste: Aeroporto, Tupã, São Pedro e Condomínio Bosque Imperial
- Zona Sul: Previdenciários, Fazendinhas do Ipiranga, Renascer e Condomínio Jardim América
Denúncias e colaboração da comunidade
Além de apoiar a visita dos agentes, a população também pode contribuir ativamente no combate ao mosquito por meio de denúncias anônimas sobre focos de Aedes aegypti. A ferramenta JF Contra o Aedes permite que qualquer cidadão envie informações sobre criadouros do mosquito pela internet, utilizando smartphones, tablets ou computadores. Denúncias também podem ser feitas pelo WhatsApp (32) 98432-4608 ou por e-mail para [email protected]. O Departamento de Informação Geral e Atendimento (Diga) também oferece postos de atendimento em toda a cidade para receber essas informações.
Decisões seguras começam com informações confiáveis. Não perca nenhuma novidade importante e fique na RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de Juiz de Fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.