Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Domingo, 28 de Abril de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Região

Com dez novos leitos, Governo do Estado dobra a capacidade da UTI Pediátrica no Hospital João XXIII

Abertura da ala faz parte das comemorações de 50 anos do maior pronto-socorro de Minas Gerais

Redação
Por Redação
Com dez novos leitos, Governo do Estado dobra a capacidade da UTI Pediátrica no Hospital João XXIII
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Governo de Minas, por meio da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), inaugurouCom dez novos leitos, Governo do Estado dobra a capacidade da UTI Pediátrica no Hospital João XXIII dez novos leitos de UTI Pediátrica no Complexo Hospitalar de Urgência e Emergência, que também engloba o Hospital Infantil João Paulo II e Maria Amélia Lins.

​Abertura da ala faz parte das comemorações de 50 anos do maior pronto-socorro de Minas Gerais

imagem de destaque

Leia Também:

ícone de compartilhamento

O Governo de Minas, por meio da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), inaugurou nesta terça-feira (4/4), no dia do aniversário de 50 anos do Hospital João XXIII (HJXXIII), dez novos leitos de UTI Pediátrica no Complexo Hospitalar de Urgência e Emergência, que também engloba o Hospital Infantil João Paulo II e Maria Amélia Lins.

 

Parte da nova ala foi visitada pelo governador Romeu Zema nesta manhã, abrindo as comemorações do cinquentenário da instituição. A programação, que se estende por todo o dia, ainda prevê a realização de um simulado de atendimento a múltiplas vítimas na porta da unidade.

 

Durante a sua visita, o chefe do Executivo estadual comemorou a abertura dos novos leitos e destacou o investimento realizado no hospital.

 

“Temos investimentos programados para o João XXIII, onde serão realizadas diversas melhorias, ampliação de leitos, como a que estamos vendo aqui, com mais dez leitos pediátricos. Além disso temos programado para este mês de abril um novo concurso público para a Rede Fhemig, que inclui o hospital João XXIII. Serão 1.800 vagas oferecidas. Com este número, estaremos ampliando o número de profissionais de saúde que prestam atendimento e avançaremos mais na saúde em Minas Gerais” disse.

 

Com esses novos leitos, será possível atender crianças com síndromes respiratórias graves causadas por vírus, durante os períodos de sazonalidade, com maior tranquilidade. As UTI Pediátricas estarão disponíveis para receber pacientes encaminhados pela Central de Regulação municipal.

 

A ala pediátrica foi equipada com ventiladores, camas elétricas, monitores e outros equipamentos que foram adquiridos devido a revisão e renovação de todo o parque tecnológico realizado pelo governo de Minas ao longo dos anos de 2019 a 2022. Os leitos foram testados e monitorados, e estarão prontos para funcionar já na próxima semana. 

 

“Com estes leitos, conseguiremos atender melhor à demanda que, neste período de sazonalidade, aumenta consideravelmente. Vale destacar que, além do João XXIII, estamos ampliando também os leitos de CTI pediátricos no interior. Foram mais de 60 leitos abertos recentemente”, explica o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti.         

 

Desta forma, neste outono, o Hospital João XXIII chega a 20 leitos de UTI pediátrica, além das 16 no Hospital Infantil João Paulo II. Ao todo, serão, no período, 104 de UTI (incluindo adulto) no Complexo Hospitalar de Urgência e Emergência (36 pediátricos e 68 adultos).

 

No Hospital João XXIII, por ano, cerca de 11 mil usuários atendidos são crianças de 0 a 11 anos, que chegam principalmente por motivos clínicos e ingestão ou aspiração de corpos estranhos. Este, inclusive, é o terceiro tipo mais frequente de casos isolados atendidos no HPS – em 2022, foram 4.315. Acidentes como esses ocorrem principalmente em ambientes domésticos.

Referência

O João XXIII é referência nacional para tratamento de vítimas de politraumas, queimadoras e intoxicações. A maioria dos pacientes chega em casos de extrema gravidade e complexidade, atendidos por especialistas no tratamento de lesões muito graves e habilitados para realização de tratamento eficaz em curto espaço de tempo.

 

Acidentes automobilísticos, desde a fundação do hospital, trazem os casos mais graves à unidade, sendo que com o aumento da segurança dos veículos nos últimos anos vítimas que, antigamente, iriam a óbito, sobrevivem, mas chegam ao pronto-socorro com lesões muito sérias.

 

Cerca de 8 mil do total de atendimentos são de vítimas de acidentes de trânsito. Muitas destas ocorrências envolvem motociclistas, o segundo lugar em atendimentos no pronto-socorro – são mais de 4 mil casos atendidos por ano, sendo que mais de 3 mil são homens de 20 a 40 anos. Em primeiro lugar nos atendimentos estão as quedas: o Hospital João XXIII atende, em média, 15 pessoas por dia devido a quedas da própria altura, sendo que mulheres com idades entre 51 e 60 anos são a maioria nesse tipo de acidente.

 

Para o diretor do hospital, Fabrício Giarola, o João XXIII é um símbolo da saúde de Minas Gerais. “Todos os mineiros sabem, que quando se fala em João XXIII, está sendo falado do pronto socorro que te atende quando você mais precisa”

 

Já a presidente da Fundação Hospitalar de Minas Gerais, Renata Dias, destaca a importância do hospital para o aprimoramento dos profissionais de saúde.

 

“O João XXIII é um grande formador de médicos. O hospital oferece muitas opções de residências, principalmente nas áreas de trauma, toxicologia e pediatria. Formamos médicos, não só para atuarem aqui na unidade, mas para outros hospitais da rede SUS” ressalta.

 

Aniversário

 

O João XXIII representa, hoje, um dos maiores prontos-socorros da América Latina e do país, e o maior do Estado. Realiza mais de 80 mil atendimentos por ano que, em 2022, resultaram em mais de 7 mil cirurgias, 10,5 mil internações, 13,3 mil consultas especializadas e 1,3 milhão de exames realizados.

 

Atualmente, 2,7 mil profissionais trabalham no hospital, divididos em terapia intensiva e enfermarias, em equipes multidisciplinares. A unidade conta com 477 leitos.

 

Além das equipes médicas e de enfermagem, o hospital conta com técnicos de várias áreas, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, servidores administrativos, entre outros profissionais que se dedicam nos plantões.

 

Desde sua admissão no hospital, o paciente é atendido de forma global, tendo ele e família todo o suporte e acolhimento necessários no encaminhamento hospitalar, seja para cirurgia, UTI ou internação, até o momento da alta.

 

Leia mais em nosso portal👉🏼 link na bio

Curta e siga nossas redes sociais

 

#noticiasdejuizdefora, #juizdefora#juizdeforamg #rcwtv, #noticiasminasgerais, #pjf, #notíciasemjuizdefora, #notíciasemminasgerais, #brasil#mundo#juízdefora#juizdefora_mg#jf#ufjf#pmmg#pcmg#prefeiturajf#saudejf#juizdeforando#noticiasmg#esportes#jornalismo#jornalismoesportivo#política

 

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:

https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )