Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 22 de Junho 2026
Carregando jogos...
Juiz de Fora

Com 90 atividades e pela primeira vez em MG, Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental será realizado em Juiz de Fora

Evento discute luta antimanicomial e contará com 600 participantes brasileiros e estrangeiros na UFJF

Júlia Valgas
Por Júlia Valgas
Com 90 atividades e pela primeira vez em MG, Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental será realizado em Juiz de Fora
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe, entre os dias 11 e 14 de setembro, o 7º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental, que acontece pela primeira vez em Minas Gerais. O evento terá mais de 90 atividades e reunirá cerca de 600 participantes do Brasil e do exterior, incluindo pesquisadores, profissionais da saúde, ativistas e usuários da rede de atenção psicossocial.

O fórum será sediado no Instituto de Ciências Humanas (ICH) e traz como tema central “Direitos Humanos e Luta Antimanicomial: construindo uma alternativa popular para o Brasil”. O objetivo é debater políticas públicas, cuidados humanizados e a redução programada de leitos em hospitais psiquiátricos, alinhados à Reforma Psiquiátrica brasileira, instituída em 2001.

Segundo o vice-reitor da UFJF e integrante da comissão organizadora, Telmo Ronzani, o fórum vai além do caráter científico, já que promove a participação de diferentes setores da sociedade: “É um evento que tem alcance e relevância social por seu caráter participativo”.

Publicidade

Leia Também:

A programação inclui 43 rodas de conversa, 17 oficinas e minicursos, 15 mesas-redondas, além de lançamentos de livros, apresentações culturais e debates. Entre os temas em destaque estão atenção psicossocial na infância e juventude, formação em saúde mental e práticas de redução de danos para usuários de drogas – este último com um simpósio exclusivo.

A conferência de abertura será realizada no Cine-Theatro Central, no dia 11, e terá como convidado o ex-deputado federal Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), advogado e militante de direitos humanos reconhecido por sua atuação na defesa de presos políticos durante a ditadura militar (1964-1985).

Um diferencial do evento é a homenagem a personalidades de referência em saúde mental, educação e direitos humanos: salas e anfiteatros do ICH foram nomeados em memória da psiquiatra Nise da Silveira, do psicanalista Sigmund Freud e do educador Paulo Freire.

Simpósio Latino-Americano de Redução de Danos

O simpósio “A que será que se destina?”, integrado à programação nos dias 12 e 13, reunirá especialistas brasileiros e estrangeiros para debater políticas de drogas, Estado e sociedade civil. Entre os convidados internacionais está o pesquisador Pablo Cymerman, da Universidade de Buenos Aires e coordenador da Coalizão Americana sobre Políticas de Drogas.

Também participam a terapeuta ocupacional Luiza Ribeiro da Silva (SP), o médico de família Fernando Meira (BA) e o fundador da Rede Nacional Consultórios na Rua, Daniel Souza (RJ), que apresentarão práticas de referência desenvolvidas nos estados do Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo.

As inscrições para o fórum seguem abertas até o último dia do evento, sendo gratuitas para usuários da rede de atenção psicossocial.

Na RCWTV, você encontra informação com responsabilidade e credibilidade. Acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro das principais notícias de Juiz de Fora, Minas Gerais e do Brasil. Acesse www.rcwtv.com.br e entre também no nosso grupo de WhatsApp para receber atualizações direto no seu celular!
rcwtv, noticias de juiz de fora, noticias em juiz de fora, #rcwtv, #noticiasdejuizdefora, #jf, #juizdefora, #noticiasemjuizdefora, minas gerais, #minasgerais

Com 90 atividades e pela primeira vez em MG, Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental será realizado em Juiz de Fora
Com 90 atividades e pela primeira vez em MG, Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental será realizado em Juiz de Fora

 

FONTE/CRÉDITOS: Universidade Federal de Juiz de Fora

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.
Júlia Valgas

Publicado por:

Júlia Valgas

Repórter na RCWTV – Rede de Canais Web, com foco na produção de conteúdo acessível, imparcial e de interesse público. Atua com responsabilidade e linguagem clara, aproximando a informação do leitor. Graduanda em Jornalismo apaixonada por contar as...

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR