O Circuito Liberdade está se preparando para uma grande transformação. Em outubro, o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e da Fundação Clóvis Salgado (FCS), dará início a uma série de ações para marcar seu território e fortalecer o desenvolvimento desse complexo cultural, turístico e criativo. Uma das principais novidades é o lançamento de uma identidade visual inédita, moderna e arrojada, inspirada na cartografia da capital mineira e na forte conexão entre seus espaços culturais.
O ponto de partida dessa renovação será no dia 3 de outubro, em um evento no icônico Palácio da Liberdade, onde também será lançado um Edital de Chamamento para Integração de Empreendedores Criativos. Com isso, estabelecimentos localizados dentro do território da Avenida do Contorno, em Belo Horizonte, que atuam na esfera da economia da criatividade, como cafeterias, lojas de moda e galerias de arte, poderão se integrar ao circuito e receber o selo “Circuito Criativo”, agregando ainda mais diversidade e inovação ao projeto.
Criado em 2010, o Circuito Liberdade começou na Praça da Liberdade e, desde 2020, expandiu sua atuação para a Avenida do Contorno, refletindo o traçado original de Belo Horizonte. Essa expansão ajudou a alcançar recordes de público, com mais de 7 milhões de visitantes em 2023 e cerca de 3,5 milhões no primeiro semestre de 2024, impulsionando o turismo e a economia criativa na cidade.
Com a nova identidade e o fortalecimento contínuo, o Circuito Liberdade se destaca como um ponto cultural e turístico vital em Belo Horizonte. “Sob a gestão da Fundação Clóvis Salgado, buscamos uma comunicação que traduza a força desta rede e sua integração com a cidade”, afirma Sérgio Rodrigo Reis. O Circuito está pronto para novos sucessos, solidificando seu papel como um dos maiores complexos culturais da América Latina.
Expansão e novos espaços culturais
Além das mudanças visuais, o Circuito Liberdade está em plena expansão. Até o final deste ano, novos espaços como o Centro Cultural Idea, a Casa dos Quadrinhos, o Memorial do Judiciário e o edifício Rainha da Sucata — que será a casa da Orquestra Jovem e do Coral Infantojuvenil do TJMG — serão incorporados. A meta é aumentar o número de espaços participantes de 35 para 50 até o fim de 2024.
Sérgio Rodrigo Reis, presidente da Fundação Clóvis Salgado, explica que essas iniciativas fazem parte das comemorações dos 15 anos do Circuito, que será celebrado em março de 2025. “Essa celebração acontecerá em março de 2025, e marca o amadurecimento do Circuito, que hoje já representa uma força do nosso turismo cultural, como um destino em si e também sua posição como porta de entrada de Minas Gerais.”, afirma Reis.
Uma nova identidade que reflete a liberdade
A nova marca do Circuito Liberdade, criada pela Hardy Design, traz como pilares principais os conceitos de rede, liberdade e movimento. Mariana Hardy, designer responsável pelo projeto, explica que a ideia é representar o circuito como uma rede viva de conexões. “Mais do que uma marca, trabalhamos num novo sistema de comunicação, que traz a ideia de rede por meio das conexões. A palavra ‘liberdade’ entra como palavra-chave que amplia o entendimento do próprio Circuito para uma rede ampla e diversa, como se fosse uma constelação. E a ideia de movimento está representada pela própria elasticidade da marca, uma vez que ela também se movimenta, se expande, se contrai, ocupa o espaço de diferentes formas”, detalha Mariana.
Natalie Oliffson, coordenadora executiva do Circuito Liberdade, destaca que essa nova identidade visual acompanha o crescimento do circuito ao longo dos anos. “Nós tínhamos um desafio que nos levou a refletir sobre a própria natureza do Circuito. Nesses quase 15 anos desde que foi criado, o Circuito foi ganhando corpo e transbordando o território da Praça da Liberdade. Por isso, essa nova linguagem visual nos permite mostrar melhor esse crescimento e reforçar um reposicionamento do Circuito, que é esse lugar de acolhimento da diversidade das expressões artísticas, das pessoas, ou seja, traduzir uma ideia de liberdade que vai muito além da Praça” reflete Natalie.
Economia criativa ganha força
Com o lançamento do Circuito Criativo, empreendimentos que já fazem parte da economia criativa em Belo Horizonte terão uma nova vitrine, poderão se qualificar e receber um selo que valoriza sua importância para a cultura da cidade. “Então, nós vamos criar um movimento que nos ajudará a comunicar essa parte criativa da capital e que movimenta a economia com a geração de emprego e renda”, comenta Sérgio Rodrigo Reis.
Portal digital e programação diversificada
Outra novidade é o lançamento, até o final do ano, uma nova plataforma digital. O Portal do Circuito Liberdade Virtual, onde os visitantes poderão encontrar todas as informações sobre os espaços e eventos do Circuito Liberdade. O objetivo é oferecer uma experiência completa, com dicas de passeios, programação cultural e informações práticas, tudo em um só lugar.
A programação, aliás, não para. No mês de outubro, por exemplo, quando é celebrado o mês das crianças, o Circuito realizará atividades especiais com eventos na Praça da Liberdade e no Palácio das Artes. A Semana de Moda também contará com uma agenda compartilhada entre vários espaços, unindo cultura e moda em uma grande celebração.
Confira os espaços que integram o Circuito Liberdade:
- Arquivo Público Mineiro
- BDMG Cultural
- Biblioteca Pública Estadual
- CâmeraSete - Casa da Fotografia de Minas Gerais
- Centro do Patrimônio/Pinacoteca
- Cefart Liberdade
- Centro de Arte Popular – CAP
- Espaço Cultural da Escola de Design - UEMG
- Museu dos Militares Mineiros
- Museu Mineiro
- Palácio das Artes
- Palácio da Liberdade
- Rainha da Sucata - TJMG
- Sala Minas Gerais
- Academia Mineira de Letras
- Casa Fiat de Cultura
- CCBB-BH
- Centro Cultural Unimed BH-Minas
- Centro Cultural Sesiminas
- Cine Theatro Brasil Vallourec
- Cura – Coletivo De Arte
- Espaço do Conhecimento UFMG
- Funarte
- Memorial Minas Gerais Vale
- MM Gerdau Museu Das Minas e do Metal
- Mercado Central
- Mineiraria
- Museu de Artes e Ofícios
- Museu Dos Brinquedos
- Museu Inimá De Paula
- Ponto Cultural CDL
- Serraria Souza Pinto
- Sesc PalladiumSociedade Mineira Engenheiros
- Teatro Feluma
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.
#CircuitoLiberdade #CulturaBH #TurismoBH #EconomiaCriativa #BeloHorizonte #ComplexoCultural #AvenidaDoContorno #MinasGerais #CulturaEArte #DesenvolvimentoCultural #CircuitoCriativo #CulturaLatina #EventosCulturais #InovaçãoCultural #BHTurismo
Comentários: