Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Domingo, 19 de Maio de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Cultura e Entretenimento

Cinema e Debate: "Cine Democracia Sempre!" reúne diretores para reflexões sobre a ditadura

O evento é uma iniciativa conjunta da Prefeitura de Juiz de Fora, através da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), do Instituto Fábrica do Futuro e do movimento Circuíto 1964

Ronã Guilherme
Por Ronã Guilherme
/ 78 acessos
Cinema e Debate:
PJF
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Na próxima terça-feira (23), às 19h, o Teatro Paschoal Carlos Magno será palco de uma sessão especial de cinema e debate. O evento, intitulado "Cine Democracia Sempre!", é uma iniciativa conjunta da Prefeitura de Juiz de Fora, através da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), do Instituto Fábrica do Futuro e do movimento Circuíto 1964.

 

A programação traz uma sessão dupla de cinema com os filmes "Batismo de Sangue", dirigido por Helvécio Ratton, e "Trago Notícias de Fernando", dirigido por Jader Barreto de Lima. Após as exibições, haverá um debate com a presença dos diretores e da jornalista Denise Assis.

Leia Também:

 

O evento busca promover reflexões sobre os 60 anos do golpe civil-militar no Brasil, resgatando memórias de resistência e fortalecendo os valores democráticos e os direitos humanos. Durante todo o mês de abril, diversas atividades têm sido realizadas em Juiz de Fora para fomentar o diálogo e a troca de experiências entre gerações.

 

O Secretário Especial de Direitos Humanos, Biel Rocha, destaca a importância das atividades programadas para o mês. "Lembrar para não esquecer, para que nunca mais possa acontecer. Convidamos a população para participar e reafirmar nosso compromisso com a democracia e os direitos humanos", ressalta.

 

Para César Piva, diretor-presidente do Instituto Fábrica do Futuro, o cinema desempenha um papel fundamental na construção de uma sociedade democrática. "A ideia dessa sessão é reunir duas gerações de cineastas que revelam histórias não contadas no mundo oficial, especialmente deste trágico momento que foi a ditadura militar em nosso país", explica.

 

"Batismo de Sangue", dirigido por Helvécio Ratton, retrata a prisão e tortura de frades dominicanos durante a ditadura militar no Brasil. Já "Trago Notícias de Fernando", dirigido por Jader Barreto de Lima, narra a história de Frei Fernando de Brito, padre dominicano que teve importante participação na resistência à ditadura.

 

Além dos filmes, o debate contará com a participação da jornalista Denise Assis, autora de obras como "Propaganda e Cinema a serviço do golpe – 1962/1964". O evento é aberto ao público e promete ser uma oportunidade enriquecedora para todos os presentes.

 

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

 

Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

 

Curta e siga nossas redes sociais.

FONTE/CRÉDITOS: PJF
Comentários:
Ronã Guilherme

Publicado por:

Ronã Guilherme

Aluno do curso de Jornalismo da Universidade Estácio de Sá.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )