Minas Gerais entra em alerta para o que pode ser uma das mais intensas tempestades dos últimos meses. A previsão é de chuvas volumosas para esta quarta-feira (8) e quinta-feira (9), que podem afetar mais de 600 cidades e rodovias cruciais, como a BR-040, BR-381, BR-116 e BR-262. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) adverte que entre 30 e 100 mm de chuva podem cair por hora ou durante o dia, somados a ventos de até 100 km/h.
Entre os principais riscos, estão quedas de árvores e galhos, alagamentos e possíveis falhas no fornecimento de energia. O cenário pode afetar gravemente a infraestrutura da região e gerar grandes transtornos, especialmente nas rodovias mineiras, que podem ser tomadas por alagamentos e até deslizamentos de terra em alguns trechos.
As autoridades pedem que a população se proteja e evite áreas com risco de quedas de objetos. Evitar estacionar veículos próximos a árvores ou estruturas frágeis é uma das orientações para evitar danos. Além disso, em casa, é recomendado desligar aparelhos eletrônicos sempre que possível, como forma de precaução contra possíveis quedas de energia.
Para quem está na estrada, a dica é clara: redobrar a atenção. As condições meteorológicas podem rapidamente transformar um trajeto seguro em um percurso de risco, com o aumento do volume de água e o risco de deslizamentos. Quem puder, deve adiar a viagem até que as condições se normalizem.
Em situações de emergência, a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193) estão de plantão para ajudar a população.