Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Região

Chega a 101 o número de municípios em situação de emergência por conta das chuvas em Minas

Defesa Civil Estadual alerta para possibilidade de temporais até o Natal

Arthur Abrahão
Por Arthur Abrahão
Chega a 101 o número de municípios em situação de emergência por conta das chuvas em Minas
Prefeitura de Sabará / Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Minas Gerais já soma 101 municípios em situação de emergência por conta de problemas relacionados às chuvas intensas no estado. O dado é do boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) desta quinta-feira (22/12).

Desde o início do período chuvoso neste ano, em 21/9, já são 4.843 pessoas desalojadas – que precisaram sair de casa em decorrência de efeitos diretos das chuvas, e se abrigaram com parentes ou amigos. Já o número de desabrigados, que são os moradores que precisam de abrigo público em função de danos ou ameaças aos seus domicílios, chegou a 1.312. Até o momento, oito pessoas morreram no estado.

Em 20/12, a Defesa Civil Estadual alertou para a previsão de grandes volumes de chuva no estado até quarta-feira (21/12), com a possibilidade de o cenário continuar dessa forma até 26/12, após o feriado prolongado do Natal. Clique aqui e saiba mais.

No boletim, a Cedec destaca duas ocorrências em função das chuvas de quarta. Em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o volume do Rio das Velhas chegou perto da cota máxima. Durante o temporal, houve queda de árvores, taludes e algumas ruas foram inundadas. A Defesa Civil do município e o agente regional da Defesa Civil vistoriaram as áreas de risco de deslizamento de encostas em Sabará, orientando os moradores, além de monitorar o nível do rio. Segundo a Cedec, apesar dos transtornos, não há registro de desalojados ou desabrigados e os serviços essenciais estão funcionando normalmente.

A outra ocorrência foi em Patrocínio do Muriaé, na Zona da Mata. Por conta das chuvas intensas, as águas do Rio Muriaé subiram de forma abrupta, formando pontos de inundação. Seis pessoas ficaram desabrigadas e outras cinco desalojadas. Os serviços essenciais não foram afetados.

Alertas

Diariamente, a Defesa Civil de Minas Gerais divulga alertas nas redes sociais (FacebookInstagram e Twitter), além de dicas de autoproteção para garantir a segurança da população durante os eventos adversos.

Também é possível receber os avisos meteorológicos por SMS. Basta enviar o CEP para o número 40199 que o celular é cadastrado e o usuário receberá as mensagens comunicando eventos severos na localidade indicada.

 

Leia Também:

#noticias de juiz de fora, #juiz de fora, #pjf, #rcwtv, #jornal jf news

FONTE/CRÉDITOS: Agência Minas
Comentários:
Arthur Abrahão

Publicado por:

Arthur Abrahão

Jornalista formado pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora CES-JF em 2017.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )