Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Domingo, 21 de Julho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Política

CGE e a Secult identificam fraudes no processo eleitoral do Consec e nova eleição será realizada para garantir transparência

Um novo processo eleitoral será realizado

Redação
Por Redação
/ 107 acessos
CGE e a Secult identificam fraudes no processo eleitoral do Consec e nova eleição será realizada para garantir transparência
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A pedido da Secult, uma investigação conduzida pelo Núcleo de Combate à Corrupção (NUCC) e pela Auditoria-Geral do Estado revelou problemas graves que sugerem fraudes nas eleições do Conselho Estadual de Política Cultural (Consec) para o biênio 2023-2025.

Diante do fato, um novo processo eleitoral será realizado com maior rigor para evitar desvios e garantir transparência e legalidade na formação do Consec.

Dentre as principais irregularidades detectadas, destacam-se sérias inconsistências cadastrais. Foram identificados 763 votos com datas de nascimento diferentes das registradas na Receita Federal do Brasil (RFB). Além disso, 17 votos foram anulados devido à discrepância entre CPFs e nomes na base da Receita Federal, e 16 votos foram registrados com CPFs inexistentes. Ainda mais preocupante, 49 votos foram computados a partir de CPFs de pessoas falecidas.

Leia Também:

Outro problema significativo foi o uso repetido de endereços de IP para votação, com cerca de 32% dos votos originados de IPs duplicados. Em um caso específico, 476 votos vieram de apenas cinco endereços de IP.

Considerando os fatos, a CGE fez recomendações para mitigar fraudes e garantir a integridade dos futuros processos eleitorais. Entre as recomendações estão a utilização da plataforma Gov.br para validação dos dados dos eleitores, aceitando apenas cadastros completos e válidos, e a melhoria do edital do processo eleitoral, incluindo cláusulas claras que definam as condutas permitidas e proibidas, além de sanções para irregularidades.

Também foi sugerido o estabelecimento de um sistema contínuo de monitoramento e auditoria para detectar e prevenir fraudes, garantindo a transparência e legitimidade dos processos eleitorais.

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )