Há três meses, a Guarda Municipal de Juiz de Fora inaugurou o Centro de Monitoramento e Operações (CMO) no antigo posto policial do bairro São Mateus, localizado na Rua São Mateus, 300. Desde então, o local tem se tornado o coração das atividades de atendimento telefônico 153, monitoramento e gestão das ações operacionais da corporação, contando com a presença constante de agentes 24 horas por dia.
O CMO, situado no segundo andar do imóvel, é responsável por diversas tarefas essenciais, como o monitoramento restrito, recebimento de chamadas, registros e despachos de ocorrências. A presença contínua dos agentes da Guarda Municipal no local, bem como as patrulhas realizadas nas proximidades, têm contribuído para o aumento da sensação de segurança no território, impactando positivamente a rotina de comerciantes, moradores e transeuntes que utilizam a praça Jarbas de Lery, situada ao lado da base.
A reformulação do setor resultou em melhores condições de trabalho para as equipes e trouxe modernidade e qualidade às ações da Guarda Municipal. Todo o processo de despacho e registro de empenho da corporação agora é realizado no CMO, de forma integrada ao sistema de registros do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio do software Sinesp-CAD.
Além de fortalecer a visibilidade da Guarda Municipal, a ocupação do imóvel atende a dois objetivos principais: aumentar a eficiência do serviço e otimizar o uso de recursos municipais. A estruturação do novo espaço contou com a parceria da Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e da Secretaria de Transformação Digital e Administrativa (STDA), órgãos da Prefeitura que ocupam o primeiro andar do prédio.
Com a inauguração do Centro de Monitoramento e Operações no Posto São Mateus, a Guarda Municipal de Juiz de Fora reforça seu compromisso em garantir a segurança e bem-estar da população, utilizando recursos modernos e estratégicos para o melhor desempenho de suas atividades operacionais.
Comentários: