Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 24 de Agosto 2026

Eleições 2026

AO VIVO
Apurado: 0%
Aguardando início da apuração oficial...
Minas Gerais

Cemig retira 3 mil objetos da rede elétrica

Ação preventiva remove restos de pipas e outros materiais para reduzir riscos de curto-circuitos no período chuvoso em Minas.

Wallace Chagas
Por Wallace Chagas
Cemig retira 3 mil objetos da rede elétrica
Cemig / Divulgação
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Cemig intensificou as ações de manutenção preventiva na rede elétrica para preparar o sistema de distribuição para o período chuvoso. Entre janeiro e agosto deste ano, apenas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram retirados cerca de três mil objetos presos aos cabos, a maioria restos de pipas.

Riscos à rede de energia

A presença desses materiais aumenta o risco de curto-circuitos, rompimento de cabos e interrupções no fornecimento. Segundo o superintendente da Regional Centro da Cemig Distribuição, Ernando Braga, mais de 90% das ocorrências envolvem papagaios enroscados nas linhas.

“Esse tipo de material pode conduzir eletricidade e provocar acidentes. Por isso, temos equipes exclusivas para realizar a retirada de forma segura”, destacou.

Publicidade

Leia Também:

Período seco e chegada das chuvas

Durante o período seco, os ventos favorecem o acúmulo de objetos na rede. Com a chegada das chuvas a partir de outubro, o risco aumenta ainda mais. A primeira precipitação, em contato com a poeira acumulada nos cabos, pode formar uma película condutiva capaz de gerar descargas e interrupções no fornecimento.

Além disso, materiais estranhos como sacolas, galhos e restos de pipas, ao se molharem, intensificam o risco de curtos e rompimentos.

Orientações de segurança

A Cemig mantém campanhas educativas permanentes e reforça a orientação de nunca soltar pipas próximo à rede elétrica. Caso a pipa enrosque, não se deve tentar retirá-la.

“Soltar pipa é uma diversão saudável, desde que longe da rede elétrica. Se a pipa enroscar, não tente retirar. Nossas equipes são treinadas para isso”, reforçou Ernando Braga.

Em caso de cabos rompidos, a recomendação é manter distância e acionar imediatamente a Cemig pelo telefone 116 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Na RCWTV, você encontra informação com responsabilidade e credibilidade.
Acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro das principais notícias de Juiz de Fora, Minas Gerais e do Brasil. Acesse www.rcwtv.com.br e entre também no nosso grupo de WhatsApp para receber atualizações direto no seu celular!

FONTE/CRÉDITOS: CEMIG - Companhia Energética de Minas Gerais

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.
Wallace Chagas

Publicado por:

Wallace Chagas

Redator com mais de 10 anos de experiência em marketing de conteúdo e SEO. Especialista na produção de notícias e textos otimizados, com foco em clareza, relevância e performance digital.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR