A Casa da Mulher "Maria da Conceição Lammoglia Jabour", mantida pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), recebeu nesta segunda-feira, 10, a visita de representantes da Casa da Mulher de Barbacena, espaço implementado em dezembro de 2021. O objetivo do encontro foi promover a troca de experiências entre as instituições e fortalecer os serviços de apoio oferecidos às mulheres.
A visita foi conduzida pela coordenadora da unidade em Juiz de Fora, Fernanda Moura, juntamente com a coordenadora de políticas para as mulheres da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), Samara Miranda. O encontro proporcionou um diálogo entre as equipes das duas casas de apoio, visando compartilhar desafios, boas práticas e estratégias para a implementação de serviços abrangentes.
A coordenadora da unidade de Barbacena, Camila Alessandra de Assis Almeida, ressaltou os desafios enfrentados na implementação dos serviços, destacando que atualmente atendem apenas casos de violência doméstica, mas que o objetivo é ampliar o escopo da atuação, tornando a casa um centro de referência. Ela enfatizou que a troca de experiências com a Casa da Mulher de Juiz de Fora é fundamental, pois a instituição já está avançada nesse sentido.
Localizada na Avenida Garibaldi Campinhos 169, bairro Vitorino Braga, a Casa da Mulher de Juiz de Fora é um centro de referência municipal dedicado ao atendimento humanizado e acolhimento de mulheres em situação de violência doméstica e de gênero. A equipe, composta exclusivamente por mulheres, conta com profissionais de diversas áreas, que passam por um processo de formação permanente, promovido pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), visando fornecer um atendimento qualificado e eficiente.
O objetivo principal da Casa da Mulher é acompanhar as mulheres, respeitando sua autonomia, e contribuir para a construção de estratégias que possibilitem o rompimento das situações de violência doméstica e familiar com base no gênero. Para isso, são desenvolvidas ações preventivas e emancipatórias embasadas na garantia de direitos.
A Casa da Mulher de Juiz de Fora atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e o contato pode ser feito pelo telefone 3690-7292.