Nesta semana, os servidores da política de assistência social da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) estão participando de uma capacitação promovida pela Secretaria de Assistência Social (SAS), com o objetivo de qualificar o atendimento em situações de violação de direitos. A iniciativa visa preparar os trabalhadores para uma prestação de serviços mais eficaz, facilitando a interação entre o cidadão e a PJF e tornando-a mais ágil.
Temas e Público-Alvo da Capacitação
A capacitação abrange profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP) e casas de acolhimento para adultos, crianças e adolescentes. Os temas abordados visam aprimorar a capacidade dos profissionais na identificação de violações e violências sofridas pelos assistidos.
Foco na Educação Permanente e Qualificação Técnica
Segundo a supervisora de educação permanente e indicadores sociais da Secretaria de Assistência Social, Sabrina Rodrigues, a capacitação busca fornecer uma qualificação técnica que permita um refinamento na escuta qualificada dos profissionais. O objetivo é que possam ter um discernimento mais aprofundado sobre os conceitos de violações e violências, contribuindo para um atendimento mais sensível e eficiente.
Preparação para o Futuro
Atualmente, as ações estão voltadas para os técnicos de nível superior, mas ao longo do tempo outras atividades serão realizadas para os de nível médio, abrangendo todas as pessoas envolvidas, desde o planejamento até a execução e o controle social, conforme previsto pela Política Nacional de Educação Permanente.
Compartilhamento de Experiências e Aprimoramento Contínuo
A subsecretária de Vigilância e Monitoramento da Assistência Social, Meirejane Teodoro, destaca que a qualificação também é uma oportunidade para compartilhar experiências. A capacitação e a educação permanente permitem uma compreensão mais ampla e diversificada da prática, contribuindo para melhorar o trabalho no dia a dia dos servidores da assistência social.
Esta iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Juiz de Fora em oferecer um atendimento humanizado e eficiente às pessoas em situação de vulnerabilidade e violação de direitos.