Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quinta-feira, 13 de Junho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Juiz de Fora

Caminhando pela História leva integrantes do Programa de Preparação para Aposentadoria a pontos turísticos da cidade

A atividade proporcionou uma volta no tempo que gerou conhecimento mais aprofundado sobre os pontos turísticos da cidade.

A Notícia em Primeira Mão .
Por A Notícia em Primeira Mão .
/ 74 acessos
Caminhando pela História leva integrantes do Programa de Preparação para Aposentadoria a pontos turísticos da cidade
Imprensa PJF
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Nesta terça-feira, 12, ex-servidores da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) que fazem parte do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPAP), participaram do projeto “Caminhando pela História”. A atividade proporcionou uma volta no tempo que gerou conhecimento mais aprofundado sobre os pontos turísticos da cidade. Durante três horas, foram realizadas visitas ao Museu do Crédito Real, Cine-Theatro Central e Forum da Cultura. A ação foi executada pela Secretaria de Turismo (Setur) e teve como objetivo fortalecer o turismo doméstico.

O passeio se iniciou no prédio onde estão preservados materiais do primeiro banco de Minas Gerais, inaugurado em 1889. Guiado pelo historiador Roberto Dilly, o público teve a oportunidade de conhecer a história do cenário bancário desde o período colonial até 1997, quando o banco foi privatizado. A caminhada também percorreu as instalações do Cine-Theatro Central, um dos principais bens do patrimônio cultural de Juiz de Fora e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Bolsistas do teatro explicaram as pinturas no teto e nas paredes feitas pelo artista italiano Angelo Biggi. O teatro foi inaugurado em 1929. 

O roteiro terminou no Forum da Cultura, onde está em exibição a tradicional exposição de presépios natalinos. Ao entrarem, os visitantes puderam explorar diversas representações do nascimento de Jesus Cristo. Com o título "Tocam os Sinos", a mostra foi inspirada nas badaladas características desta época do ano. 

Em sua fala, no museu do Crédito Real, Roberto Dilly destacou que a parceria entre a Setur e os museus é crucial. “O “Caminhando pela História” é importante para promover o turismo e estimular o conhecimento sobre o rico patrimônio preservado em Juiz de Fora que, muitas vezes, não é ensinado nas escolas. Essa iniciativa revela uma parte importante da história local e surpreende as pessoas que descobrem a grandeza cultural dos 22 museus que existem na cidade”, disse o historiador. 

A ex-professora da rede municipal, Lúcia da Silva Germano, ficou encantada com o passeio. “Conheci a história cultural de Juiz de Fora, algo que geralmente muitas pessoas desconhecem, especialmente sobre o Museu do Crédito Real e o Cine Central. Passeios como esse, que agregam experiências e informações valiosas, contribuem significativamente na educação. Recomendo que os professores ativos participem desse projeto para ajudar no crescimento cultural das crianças”, salientou Lúcia.

-

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

Leia Também:

Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

Curta e siga nossas redes sociais

#noticiasdejuizdefora, #juizdefora, #rcwtv, #noticiasminasgerais, #pjf, #notíciasemjuizdefora, #notíciasemminasgerais, #noticiasmg

FONTE/CRÉDITOS: Imprensa PJF
Comentários:
A Notícia em Primeira Mão .

Publicado por:

A Notícia em Primeira Mão .

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )