O preço do café moído acumula alta de 82,24% nos últimos 12 meses, segundo dados do IPCA de maio de 2025. A variação é a maior entre os itens alimentícios monitorados pelo índice e reflete pressões como quebra de safra, aumento da demanda internacional e elevação dos custos logísticos.
Já o cafezinho servido fora de casa teve alta de 17,07% no mesmo período. Embora o índice seja superior à inflação geral (5,32%), ele representa apenas cerca de um quinto da variação registrada no café moído, principal insumo da bebida. Segundo o Datalab da Abrasel, o preço médio do cafezinho no Brasil é de R$ 6,25. Já o preço médio dos cafés elaborados (incluindo cappuccino, mocha, café com licor etc) é de R$ 17,91. “O café é um dos produtos que mais subiu de preço nos últimos meses. Muitos empresários tentando segurar o preço ao consumidor final. Mas não tem sido uma tarefa fácil”, afirma a presidente da Abrazel Zona da Mara, Francele Galil.
Na comparação acumulada no ano, a diferença também é significativa: o café moído já subiu 42,10% entre janeiro e maio, enquanto o cafezinho teve alta de 9,75%. Os dados mostram que os bares e restaurantes têm absorvido parte importante da alta de custos, evitando repassar integralmente ao consumidor. Em maio, a inflação do café moído foi de 4,59%, enquanto o cafezinho subiu apenas 0,96%.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.
rcwtv , noticias de juiz de fora, noticias em juiz de fora, #rcwtv, #noticiasdejuizdefora , #jf, #juizdefora, #noticiasemjuizdefora, minas gerais, #minasgerais .