Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 19 de Junho 2026
Carregando jogos...
Minas Gerais

Cadastro de professores e diretores é obrigatório para participação no Saeb 2025

Profissionais da Educação têm até 20 de outubro para realizar o procedimento no sistema do Inep

Júlia Valgas
Por Júlia Valgas
Cadastro de professores e diretores é obrigatório para participação no Saeb 2025
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) reforça a necessidade do cadastramento de professores e diretores escolares no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025. O processo é obrigatório e deve ser concluído até 20 de outubro, diretamente na plataforma do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), disponível em saeb.inep.gov.br/saeb.

O Saeb é a principal avaliação em larga escala da educação brasileira, aplicada a cada dois anos em escolas públicas e privadas. O exame mede o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, além de levantar informações sobre o contexto escolar e socioeconômico. Os resultados são fundamentais para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que mede a qualidade da educação no país.

Segundo a SEE/MG, a participação de todos os profissionais é essencial para garantir a coleta de informações completas e a consolidação do diagnóstico nacional da educação básica. “Esse processo é essencial porque garante que todos possam responder aos questionários, que são parte fundamental da avaliação. As informações coletadas, junto com os resultados das provas, permitem traçar um diagnóstico real da educação, identificar desigualdades, subsidiar políticas públicas e apoiar a melhoria das práticas pedagógicas. É fundamental que cada equipe acompanhe e cumpra o prazo do cadastramento para evitar pendências que comprometam a participação plena da rede no Saeb 2025”, destacou Daniela Silva, diretora de Avaliação dos Sistemas Educacionais da SEE/MG.

Publicidade

Leia Também:

Quem deve se cadastrar

Devem realizar ou atualizar o cadastro:

  • Diretores de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio;

  • Secretários ou dirigentes municipais de Educação;

  • Professores da Educação Infantil;

  • Professores do 2º ano do Ensino Fundamental;

  • Professores do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas);

  • Professores do 3º ano do Ensino Médio (Língua Portuguesa e Matemática).

Como fazer o cadastro

O sistema disponibiliza menus específicos de acordo com o perfil (diretor ou professor). Quem já possui cadastro e esqueceu a senha pode clicar em “Login”, selecionar “Esqueceu a senha?” e inserir o CPF para receber as instruções de redefinição por e-mail. Guias práticos também estão disponíveis para apoiar o processo.

O acesso pode ser feito diretamente pelo site saeb.inep.gov.br/saeb ou pelo Portal das Avaliações da SEE/MG.

Com a adesão de professores e diretores, Minas Gerais contribui para a construção de um retrato mais preciso da educação brasileira.

Na RCWTV, você encontra informação com responsabilidade e credibilidade. Acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro das principais notícias de Juiz de Fora, Minas Gerais e do Brasil. Acesse www.rcwtv.com.br e entre também no nosso grupo de WhatsApp para receber atualizações direto no seu celular!
rcwtv, noticias de juiz de fora, noticias em juiz de fora, #rcwtv, #noticiasdejuizdefora, #jf, #juizdefora, #noticiasemjuizdefora, minas gerais, #minasgerais

Cadastro de professores e diretores é obrigatório para participação no Saeb 2025
Cadastro de professores e diretores é obrigatório para participação no Saeb 2025

 

FONTE/CRÉDITOS: Governo de Minas

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.
Júlia Valgas

Publicado por:

Júlia Valgas

Repórter na RCWTV – Rede de Canais Web, com foco na produção de conteúdo acessível, imparcial e de interesse público. Atua com responsabilidade e linguagem clara, aproximando a informação do leitor. Graduanda em Jornalismo apaixonada por contar as...

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR