Diante de um mercado em que a concorrência se apresenta de forma cada vez mais qualificada, é fundamental que algumas estratégias sejam elaboradas. É aí que o Branding eficiente consegue cumprir o seu papel de construção de marca.
Disputar os corações e as mentes dos clientes é muito mais do que lidar com uma publicidade bem-feita, uma vez que esse recurso acaba conseguindo lidar com uma série de elementos importantes, como é o caso da elaboração de memórias e valores.
Esse é o grande desafio que tem tirado o sono de muitas administrações de marketing, já que garantir uma venda pode ser importante, mas isso não significa que o cliente voltará a consumir aquela marca.
Por isso, é essencial entender qual é o papel dessa estrutura dentro das mais diversas segmentações de mercado, garantindo um padrão de impacto que pode ser percebido em todos os contextos.
Desde os primórdios das relações modernas de marketing, a marca tem cumprido um papel fundamental, uma vez que é ela que vai, de fato, trazer alguma orientação de valor para o cliente, ainda que esse fato seja representado por uma contexto mais abstrato.
É fundamental entender que, apesar desse teor subjetivo, esse valor produzido dentro do mercado é o que vai dar sustentação para que haja uma elaboração dos mais diversos contextos de venda.
No setor de cirurgias plásticas, um médico reconhecido pode, em grande medida, conseguir ter mais clientes que um que não é tão popular.
Isso se dá por causa da credibilidade que ele precisa ter e, uma vez que ele comprovar sua eficiência, por exemplo, em uma dinâmica de celebridades, é possível que haja uma percepção de que aquele profissional é o nome para fazer esse procedimento.
Seja como for, a marca se dá como um elemento central dentro dos mais diversos segmentos de mercado, garantindo que as empresas consigam ir muito além de uma relação de consumo.
Esse é um padrão que, inclusive, pode fazer com que uma simples logo consiga gerar memórias e uma noção de valor bastante grande no cliente.
Branding e a percepção de marca
Com o passar dos anos, o mundo do marketing foi se munindo das mais diversas elaborações para lidar com as dinâmicas de marca.
Isso tem muito a ver com o papel do desenvolvimento das mídias, mas, de uma forma geral, há alguns pontos que deram sustentação ao crescimento de uma percepção de marca dentro do mercado.
O branding, portanto, é uma estratégia que visa criar alguns mecanismos que podem trazer a marca para uma dinâmica de produção de valores dentro de um público-alvo.
Seja por uma identidade visual forte ou por valores institucionais, essa percepção acaba sendo ainda mais importante que o ambiente produtivo, conseguindo gerar uma série de elementos que vão elevar o valor de mercado da empresa.
Nesse contexto, uma companhia que é pioneira em hidroterapia pode fazer uso dessa experiência para que, assim, haja uma percepção de mercado que ela é a grande referência.
Esse elemento pode ser mais importante que os materiais utilizados por ela, uma vez que é isso que vai gerar um valor de consumo e, também, fazer com que ela tenha algum tipo de credibilidade no mercado.
Para que haja uma percepção ainda mais estruturada a respeito desses elementos, é possível pensar em duas terminologias utilizadas dentro desses contextos: branding equity e branding awareness.
Branding equity
O branding equity, também conhecido como patrimônio de marca, é um fator bastante importante, uma vez que ele diz respeito a uma percepção de valorização financeira da empresa a partir dessa estratégia.
Sendo assim, é possível pensar em uma clínica que trabalha em uma dinâmica de fisioterapia motora reabilitativa preços e possui um nome de referência no mercado.
Assim, quanto maior for o branding equity, mais a entidade poderá valor e, além disso, é possível que essa noção consiga sobrepor, inclusive, o patrimônio material daquela corporação.
Branding awareness
Durante muito tempo, uma das pesquisas mais elaboradas para saber a respeito do branding awareness era a top of mind.
Essa era uma elaboração que tinha como objetivo a criação de alguns recursos que poderiam fazer com que houvesse uma percepção do público a respeito de uma marca.
Nesse contexto, esse elemento mensura o nível de reconhecimento que uma marca tem dentro do seu mercado, como é o caso de uma empresa que atua dentro do setor de vendas de estrutura de alumínio para telhado de vidro.
Seja como for, quanto maior o branding awareness, maior será, também, a perspectiva de branding equity.
Qual é o papel da identidade visual?
A identidade visual, nesse sentido, acaba sendo um dos elementos mais importantes dentro dessas estruturas, uma vez que ela consegue qualificar a visão do cliente a respeito de uma empresa.
Há, diante disso, uma série de elementos que podem ser adotados por uma marca, elevando a percepção e a memória a respeito de um serviço ou produto.
Um simples logotipo em um material feito para fechamento de vidro fixo pode ajudar a fixar aquele elemento para o cliente no dia a dia.
Saber elaborar uma boa perspectiva de identidade visual pode trazer uma série de benefícios importantes que precisam ser considerados:
Reconhecimento de marca;
Posicionamento;
Padrão de mercado;
Elevação da memória.
Esses pontos acabam demonstrando um padrão quase que imprescindível para que uma marca consiga ter uma boa elaboração de branding.
Como criar uma identidade forte?
Baseando-se em todos esses elementos, a identidade da corporação acaba sendo um dos padrões mais importantes, uma vez que ela pode ser a cara de uma marca, além de transmitir uma série de valores para o cliente.
Seja para vender mais rede de proteção removível para janela basculante ou elaborar uma lógica de serviços, é essencial que alguns passos sejam elaborados para criar uma identidade forte.
Ser original
Entre formas, fontes e cores, há uma série de possibilidades que podem ser exploradas, mas que, via de regra, acabam sendo ignoradas por conta de uma necessidade de se padronizar alguns elementos.
A originalidade, nesse sentido, pode se dar em várias dinâmicas, indo desde combinações incomuns até o uso de formatos que ainda não foram explorados.
Manter um padrão
Um outro fator bastante importante é a padronização da aparência da empresa, conseguindo manter uma lógica dentro das mais diversas mídias que ela se apresenta.
Sendo assim, do e-mail marketing até as redes sociais de uma clínica de terapia infantil análise do comportamento, é essencial que haja uma unidade visual.
Coerência
Um outro ponto importante é a coerência que é preciso ter, uma vez que há uma série de elementos que podem ser utilizados, mas que precisam estar de acordo com os valores da entidade e, também, do público.
Saber dosar esses aspectos pode ser um fator determinante para garantir que uma identidade visual cumpra seus objetivos.
Como criar uma estratégia de branding?
Um bom branding é aquele que consegue lidar de forma bastante sofisticada com uma série de elementos que vão fazer com que haja uma convergência das impressões do mercado com os valores da marca.
Portanto, é essencial que haja a percepção a respeito de alguns passos para que esses elementos se realizem.
Definir objetivos
Antes de qualquer coisa, se um empreendimento que constrói churrasqueira área de lazer de casa estiver buscando se consolidar em seu mercado, é essencial que ela perceba quais são os seus objetivos.
Esse é um elemento que irá definir todos os tons posteriores, garantindo uma dinâmica de mercado mais sólida.
Considerar os valores
Os valores podem ser um elemento de convergência ou de distanciamento dos clientes com a empresa e, por isso, é essencial entender quais são esses pontos e trabalhar em cima de todos eles.
Garantir unidade de voz
É muito comum que as pessoas reconheçam as outras por suas características vocais, sendo essa uma marca registrada de muitos.
Isso se dá porque ela quase nunca muda e o timbre acaba sendo um fator único, o que pode funcionar dentro de uma perspectiva metafórica para as empresas.
Nesse sentido, é importante que elas consigam manter uma unidade para que, assim, haja um reconhecimento qualificado dentro do mercado.
Considerações finais
Diante de uma dinâmica cada vez mais sólida de marca no mercado, é fundamental entender qual é o papel do branding e como elaborar uma boa perspectiva que consiga lidar com ele.
Desde a identidade visual até os elementos que podem gerar valor no mercado, é preciso que haja uma consideração estratégia a respeito desses pontos.
Assim, os clientes acabam percebendo a marca de forma cada vez mais qualificada, elevando seu valor.
Diante disso, não há como fugir de nenhum desses aspectos, orientando sempre as melhores elaborações para uma elevação do branding equity.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.