Juiz de Fora se prepara para uma tarde de muita música e dança no próximo domingo, 4 de junho, com a realização do Baile ZumZumZum convida Vinil é Arte. O evento, que acontece no vão sob o Viaduto Hélio Fadel, no Centro, das 14h às 20h, promete agitar a cidade com a presença de três DJs renomados e uma seleção de ritmos que vão do samba ao manguebeat, do maracatu ao dancehall, do rock à tropicália.
Com o patrocínio do Edital Esparrama, que faz parte do Programa Cultural Murilo Mendes da Prefeitura de Juiz de Fora e é gerido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), o baile tem como objetivo promover a ocupação cultural da cidade e reunir pessoas interessadas na cultura DJ, em conhecer novos estilos musicais, em dançar e em aproveitar eventos ao ar livre.
O evento contará com a presença do organizador Fausto Mota, também conhecido como DJ FaustoZ, do DJ Pedro Paiva, do Vinil é Arte, e com a participação especial do DJ Fofão. A proposta é oferecer ao público uma experiência única, combinando o som analógico do vinil com o formato digital. Os repertórios dos DJs ultrapassam as barreiras do tempo-espaço, levando o público a uma viagem musical sem fronteiras, que mescla culturas musicais brasileiras, latinas e mundiais.
No Baile ZumZumZum, o público poderá dançar ao som de diversos ritmos, como reggae, forró, rap, soul, sambareggae, funky, dub, afrobeat, coco, cumbia, miami bass, carimbó, salsa, tropicália, merengue, ijexá, dancehall, brega, frevo, samba-rock e grooves. A diversidade musical promete agradar a todos os gostos e tornar o evento ainda mais animado.
Os DJs Pedro Paiva e FaustoZ têm uma parceria de longa data, que inclui eventos como o "Baile da ZumZumZum convida Vinil é Arte" e experiências em outras cidades mineiras. Em 2023, o projeto também fez parte da programação da Mostra da Diversidade - MG. A presença do DJ Fofão, figura fundamental na história da cena juiz-forana, com mais de 30 anos de carreira como DJ e participação nos primeiros coletivos de hip-hop da cidade, promete ser a cereja do bolo e agregar ainda mais valor ao evento.
Além da música, o evento contará com trailers vendendo alimentos e bebidas, incluindo chopp artesanal São Bartolomeu, acarajé da Dione, sanduíches e espetinhos do Pimonn Lanche. Essa estrutura visa proporcionar não apenas entretenimento gratuito para a população, mas também benefícios para os artistas, que ganham visibilidade e público, e para o comércio local, ambulantes e expositores.