Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 20 de Abril de 2024
rcwtv
rcwtv

Juiz de Fora

Audiência Pública em Juiz de Fora: Pais e Vereadores Cobram Melhores Serviços de Planos de Saúde para Crianças Autistas

Pedido de socorro ecoa em apelo por tratamentos adequados e respeito aos direitos das crianças autistas

Isadora Benetelli
Por Isadora Benetelli
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Na última terça-feira, a Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) foi palco de uma Audiência Pública marcada pelo desabafo de pais e vereadores em busca de soluções para garantir tratamentos adequados a crianças autistas. O evento foi uma oportunidade para expressar preocupações sobre a falta de terapias, capacitação de profissionais e a retirada de medicamentos essenciais.

Ausência de empresas e esforços por mudanças

Apesar do convite, empresas como Unimed, Plasc e Sabin Sinai não compareceram ao debate, frustrando as expectativas dos participantes. O encontro representou mais um passo nos esforços de pais e entidades representativas em busca de mudanças urgentes.

Leia Também:

Diagnóstico precoce e intervenções fundamentais

O vereador Dr. Antônio Aguiar (UNIÃO), autor do requerimento para a audiência, destacou a importância do diagnóstico e das intervenções precoces. Ele ressaltou dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), que indicam que metade dos atendimentos de crianças em 20 anos serão para casos de problemas de neurodesenvolvimento, muitos deles relacionados ao autismo.

Relatos de experiências e desafios

A presidente do Grupo de Apoio a Profissionais e Pais de Pessoas com Autismo (GAPPA), Ariene Menezes, compartilhou sua experiência com três filhos autistas e destacou as diferenças nos tratamentos recebidos por cada um. Ela também relatou dificuldades com o plano de saúde Unimed, incluindo a falta de pagamentos por terapias fundamentais.

Impacto da interrupção do tratamento

Lilian Serrano Rosa, mãe de um garoto autista de 12 anos, expressou seu temor em relação à interrupção do tratamento, especialmente após a suspensão do uso de canabidiol, única medicação que trouxe resultados para seu filho. Ela destacou os avanços do filho com o tratamento e ressaltou a importância do respeito por parte dos planos de saúde.

Participação dos vereadores e engajamento da comunidade

Além do vereador Dr. Antônio Aguiar, participaram do debate os vereadores Laiz Perrut (PT), Marlon Siqueira (PP), Tallia Sobral (PSOL), Vagner de Oliveira (PSB) e André Luiz (REPUBLICANOS). O evento contou com a presença ativa da comunidade e foi transmitido pelo canal da JFTV.

Assista à Audiência Pública no canal da JFTV

FONTE/CRÉDITOS: Câmara Municipal de Juiz de Fora
Comentários:
Isadora Benetelli

Publicado por:

Isadora Benetelli

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )