Aguarde, carregando...

Sábado, 07 de Novembro 2026
Juiz de Fora

Artistas de Juiz de Fora podem fazer inscrição para realizar intervenção em praças do município

Inscrições gratuitas e online para projetos de artistas contemplarem 18 praças municipais

Geraldo Gomes
Por Geraldo Gomes
Artistas de Juiz de Fora podem fazer inscrição para realizar intervenção em praças do município
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
GOOGLE Não perca nossas próximas notícias

Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) divulgou nesta quinta-feira, 29, um edital para o projeto "É Nóis na Praça". O objetivo é promover intervenções artísticas em 18 praças do município, por meio da seleção de três projetos de coletivos de artistas. As inscrições são gratuitas e serão realizadas online a partir desta sexta-feira, 30.

O projeto foi viabilizado pela Secretaria de Governo (SG) através de uma emenda parlamentar do vereador Nilton Militão. Cada coletivo selecionado receberá um valor bruto de R$ 47.500,00. As intervenções abrangem diversas modalidades de arte visual, como graffiti, street art e muralismo, e os trabalhos precisam ser inéditos, autorais e abordar temas relevantes para a sociedade contemporânea.

Para participar, os interessados devem se inscrever por meio do Prefeitura Ágil. É importante ressaltar que todos os artistas devem realizar o cadastro no CadCultural da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). O prazo para inscrição das propostas encerra às 18h do dia 14 de agosto.

Publicidade

Leia Também:

Júlia Daibert, assessora da SG e coordenadora da iniciativa, destaca a importância da intervenção artística nos espaços públicos da cidade. Segundo ela, o objetivo é transformar os locais por meio da arte, conferindo-lhes mais vida e cores. O projeto "É Nóis na Praça" faz parte do Programa Boniteza, coordenado pela Secretaria de Governo, e este é o segundo edital lançado. No total, considerando os dois editais, 23 praças serão contempladas.

Reunião informativa e canal de comunicação disponíveis para tirar dúvidas

Com o intuito de esclarecer eventuais dúvidas dos artistas interessados em participar do edital, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizará uma reunião na próxima quarta-feira, 5, às 18h30, no segundo andar do Espaço Cidade (Teatro João Carriço). Além disso, foi disponibilizado um e-mail ([email protected]) como canal direto para atender questionamentos ao longo de todo o processo.

Critérios para participação e lista das praças contempladas

A participação no projeto "É Nóis na Praça" está aberta para coletivos de artistas, sejam pessoas físicas ou jurídicas. É necessário ter no mínimo 18 anos completos ou ser regularmente emancipado. Além disso, é exigida a comprovação de experiência na produção artística cultural do município.

Os interessados devem apresentar 12 propostas artísticas que representem as origens e culturas brasileiras, por meio de cores e formas que simbolizem o país. Cada proposta deve incluir um conjunto de croquis com dez elementos distintos, conforme detalhado no edital.

Confira abaixo a lista completa das praças que serão contempladas com as intervenções artísticas:

  • Praça Maria Luiza Gasparete - Jardim Glória
  • Praça José De Castro Barbosa - Vila Ideal
  • Praça Poliesportiva Do Ipiranga - Ipiranga
  • Praça Terezinha Fleury Cruz - São Pedro
  • Praça Ana Esméria - Barreira Do Triunfo
  • Praça De Desportos Izolino Gonçalves Coelho - Graminha
  • Praça Espírito Santo - Centro
  • Praça Santa Rita - Santa Rita
  • Praça Padre Geraldo Pelzers - Santa Luzia
  • Praça João Bernardino Pires - Nova Era II
  • Praça Da Independência - Santa Efigênia
  • Praça João Álvares De Assis - Jardim Esperança
  • Praça Rotary Club - Jardim Glória
  • Praça Gruta Nossa Senhora Aparecida - Furtado De Menezes
  • Praça Major Esteves - Eldorado
  • Praça Déa Caputo Monachesi - Caiçaras
  • Praça De São Judas Tadeu - São Judas Tadeu
  • Praça Coronel Aprígio - Centro

 

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo: link do grupo no Whatsapp

Geraldo Gomes

Publicado por:

Geraldo Gomes

Jornalista, fundador, diretor-presidente e editor-geral da RCWTV, portal de notícias de Juiz de Fora e da Zona da Mata. Começou na TVE, a TV pública de Juiz de Fora, como diretor de imagem, empreendeu com a Gospel Videos e Produções e transformou a...

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )