Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 24 de Junho 2026
Carregando jogos...
Economia

Aprovação expressiva de estados para subsídio de diesel importado

Iniciativa oferece R$ 1,20 por litro por até dois meses para mitigar efeitos da crise no Oriente Médio.

Redação RCWTV
Por Redação RCWTV
Aprovação expressiva de estados para subsídio de diesel importado
© Marcello Casal jr/Agência Brasil
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A grande maioria das unidades federativas brasileiras, superando 80%, manifestou concordância com o plano de auxílio ao diesel importado proposto pelo Ministério da Fazenda. A informação foi divulgada em comunicado oficial conjunto entre a pasta e o Comitê dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz).

O objetivo principal da medida é frear o encarecimento dos combustíveis, consequência direta do conflito em andamento no Oriente Médio. A adesão de 80% das 27 unidades federativas indica que aproximadamente 22 a 23 estados aceitaram a proposta governamental.

O Ministério da Fazenda optou por não divulgar oficialmente quais estados não aderiram à proposta, alegando que as negociações ainda estão em andamento e que as informações não podem ser repassadas neste momento.

Publicidade

Leia Também:

Anteriormente, o novo ministro da Fazenda, Dario Durigan, afirmou que a medida provisória para implementar o subsídio seria publicada ainda nesta semana. Ele também ressaltou que, apesar de a subvenção não depender da concordância de todos os governadores, as tratativas para obter a adesão de todas as unidades da Federação seguem em curso.

Trata-se de uma proposta de caráter temporário e excepcional, que concede um auxílio de R$ 1,20 por litro de diesel importado durante um período de dois meses. O custo será compartilhado igualmente entre o governo federal e os estados, com a União contribuindo com R$ 0,60 e cada unidade federativa com os R$ 0,60 restantes.

Detalhamento da participação

Conforme o comunicado, a contribuição de cada estado será calculada com base no seu consumo de diesel, embora os detalhes exatos dos critérios ainda estejam sendo finalizados. A iniciativa terá um prazo determinado para evitar compromissos fiscais de longo prazo.

A participação é voluntária, conforme discutido no âmbito do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), um órgão consultivo composto pelos secretários estaduais de finanças, posicionado hierarquicamente acima do Comsefaz. As cotas dos estados que decidirem não participar não serão redistribuídas, garantindo a autonomia de cada unidade federativa.

“Esta iniciativa fortalece a colaboração entre a União e os estados na busca por soluções conjuntas para o mercado de combustíveis, visando a estabilidade dos preços, a garantia do abastecimento e a manutenção do equilíbrio das contas públicas em todos os níveis de governo”, destacou a nota conjunta.

FONTE/CRÉDITOS: Wellton Máximo - Repórter da Agência Brasil

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR