Na manhã desta segunda-feira (16/03), foi assinado o termo de retomada das obras do novo Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF/Ebserh). A construção, que estava paralisada há mais de uma década, receberá um aporte de R$ 214 milhões por meio do Novo PAC do Governo Federal. A estrutura promete ser a mais moderna unidade de saúde pública da Zona da Mata mineira, atendendo 94 municípios.
Expansão da capacidade assistencial
A nova sede, localizada na Unidade Dom Bosco, permitirá uma ampliação drástica nos serviços oferecidos pelo SUS. O planejamento prevê a expansão de 137 para 310 leitos, além de 67 leitos complementares. O destaque fica para a alta complexidade, com a criação de 85 leitos de UTI (adulto, pediátrico e neonatal) e serviços inéditos como o Centro de Parto Normal, Transplante de Medula Óssea e oncologia hematológica.
Com a conclusão da obra, prevista para ocorrer em 38 meses, as atividades da Unidade Santa Catarina serão encerradas e transferidas para o novo prédio, centralizando o atendimento e otimizando a logística das equipes de saúde.
Impacto acadêmico e tecnológico
Além da assistência, o novo HU-UFJF fortalecerá o papel da universidade na formação de profissionais. A expectativa é triplicar o número de residentes formados anualmente. O projeto inclui:
- Centro de Diagnóstico: Equipamentos de ponta para Ressonância Magnética, Tomografia e Hemodinâmica.
- Bloco Cirúrgico: Dez salas cirúrgicas e quatro salas de obstetrícia.
- Infraestrutura de Ensino: Auditórios, biblioteca e salas de estudos clínicos integradas ao ambiente hospitalar.
A retomada foi viabilizada após um rigoroso estudo técnico iniciado pela Ebserh, que atestou a viabilidade das estruturas erguidas há 10 anos e atualizou o projeto para atender às demandas tecnológicas e sanitárias vigentes.
Fique por Acesse rcwtv.com.br e entre no nosso grupo de WhatsApp para receber atualizações diretamente no seu celular.
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se