A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta quarta-feira (16), a importação, comercialização e uso do medicamento T36 no Brasil. O produto, que pertence à classe dos agonistas do receptor GLP-1, vinha sendo comercializado ilegalmente como uma caneta emagrecedora sem ter passado por testes de segurança e eficácia no país.
A decisão, publicada no Diário Oficial da União, acende um alerta sobre o comércio ilegal de substâncias para perda de peso. De acordo com o órgão regulador, o T36 não possui registro sanitário nacional, o que significa que seus componentes e processos de fabricação não foram avaliados pelas autoridades de saúde brasileiras.
Venda ilegal na internet
A ação contra o mercado paralelo também atingiu plataformas digitais. Recentemente, a agência barrou as atividades do site gopharma.shop, que oferecia medicamentos sem registro à base de tirzepatida. O endereço eletrônico também anunciava fórmulas contendo retatrutida, um princípio ativo que ainda não possui homologação em nenhum país do mundo.
Entre os itens confiscados e banidos pela agência estão marcas como T.G. 15 mg, Tirzec 15 mg e Lipoless MD 15 mg. Todos esses produtos já tinham restrições prévias de entrada no território nacional e agora devem ser apreendidos imediatamente pelas autoridades sanitárias locais.
Riscos à saúde e regras de comercialização
A Anvisa reforçou que a venda de medicamentos no Brasil é restrita a farmácias e drogarias devidamente regularizadas. O comércio de fármacos por sites genéricos ou redes sociais é totalmente proibido, uma vez que não há garantias sobre a procedência, o armazenamento correto ou a real composição das substâncias comercializadas.
Adquirir terapias hormonais ou emagrecedores fora dos canais oficiais traz sérios riscos à saúde pública. Sem a fiscalização adequada, o consumidor fica exposto a produtos falsificados, contaminados ou com dosagens perigosas, o que anula qualquer eficácia terapêutica e coloca vidas em perigo.

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se