Após a aprovação do projeto de lei havia iniciado tramitação na Câmara no último dia 16, a Câmara Municipal aprovou o projeto proposto pela Prefeitura que ampliará o numero de conselheiros titulares dos Direitos da criança e dos adolescentes. A pressa se justificava pelo fato de que o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente precisa publicar com a antecedência de, no mínimo, seis meses o edital das eleições dos membros do Conselho Tutelar realizado em data unificada em todo território nacional.
O município conta com três unidades e, com o avanço da proposta, poderá contar com cinco conselhos tutelares com cinco membros cada, escolhidos pelo voto facultativo e secreto dos eleitores com domicílio eleitoral no município, já a partir de 2024.
O calendário nacional prevê a realização do processo eleitoral para o dia 1º de outubro, portanto, o edital precisa ser publicado, já com o novo número de conselhos, até o dia 1º de abril. Agora, isso depende da publicação da lei aprovada pelo Legislativo no Diário Oficial do Município, o que deve acontecer nas próximas horas, em tempo hábil para a adoção da mudança já a partir do ano que vem.
Curta e siga nossas redes sociais
Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:
https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw