Os alunos da rede pública de ensino em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, se preparam para um dia de jurados um pouco diferente. Com papel e caneta na mão, eles provam pratos candidatos a ingressarem no cardápio da merenda escolar do município e se preparam para avaliar cada um deles.
A iniciativa faz parte do projeto Prove e Aprove, uma parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e a Prefeitura de Nova Lima, que visa a inclusão de novos alimentos na merenda escolar, especialmente aqueles adquiridos de agricultores familiares da região.
Gustavo Viana, gastrônomo e servidor da Coordenadoria de Segurança Alimentar da Prefeitura de Nova Lima, é responsável por parte do cardápio e explica que o projeto faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que preconiza a realização de testes de aceitabilidade para a introdução de novos ingredientes.
Gustavo Viana desenvolveu um macarrão com molho de tomate e pitaya, enquanto o chef Marlon Sérgio criou um bolo de legumes, frango e pitaya, além de uma salada de frutas com creme de pitaya e granola.
Antes do momento em que os alunos se tornam jurados dos pratos, eles participam de uma visita a uma propriedade rural para conhecer a cultura dos alimentos, provando novos sabores e texturas diretamente da horta.