Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 19 de Junho 2026
Carregando jogos...
Minas Gerais

Alberto Bejani será candidato a Deputado Estadual em 2026

Nova legislação altera prazos de inelegibilidade e abre caminho para candidatura do ex-prefeito de Juiz de Fora

Lauren Delgado
Por Lauren Delgado
Alberto Bejani será candidato a Deputado Estadual em 2026
Aquivo Jéssica Pereira
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Senado Federal aprovou, por 50 votos a 24, o Projeto de Lei Complementar 192/2023, que altera os prazos de inelegibilidade no Brasil. A medida, que unifica em oito anos o período de impedimento para políticos condenados e estabelece um teto máximo de 12 anos em casos de múltiplas condenações, beneficia diretamente o ex-prefeito de Juiz de Fora, Alberto Bejani, que já confirmou sua candidatura a deputado estadual em 2026. O texto segue agora para sanção presidencial.

Bejani está inelegível desde junho de 2008, quando renunciou ao cargo de prefeito para evitar a cassação pela Câmara Municipal. Com a nova legislação, ele poderá voltar a disputar eleições, após quase duas décadas afastado do pleito. A confirmação de sua candidatura já provoca movimentação no cenário político local, com possibilidade de desistência de outras candidaturas diante do peso eleitoral do ex-prefeito.

Atualmente, a legislação prevê que políticos considerados inelegíveis não possam se candidatar durante o restante do mandato e pelos oito anos seguintes ao fim da legislatura. A nova lei altera esse marco, passando a contar os oito anos de inelegibilidade a partir de quatro possíveis momentos: a decisão judicial que determinou a perda do mandato, a eleição em que ocorreu o ato que motivou a condenação, a condenação por órgão colegiado ou a renúncia ao cargo.

Publicidade

Leia Também:

Outros beneficiados

Além de Bejani, a mudança também favorece o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, que transferiu recentemente seu domicílio eleitoral para Minas Gerais e planeja concorrer a uma vaga de deputado federal em 2026. O projeto é de autoria da deputada Dani Cunha (União-RJ), filha de Eduardo Cunha, e já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados, após adiamentos no Senado por falta de consenso entre lideranças partidárias.

Na RCWTV, você encontra informação com responsabilidade e credibilidade. Acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro das principais notícias de Juiz de Fora, Minas Gerais e do Brasil. Acesse www.rcwtv.com.br e entre também no nosso grupo de WhatsApp para receber atualizações direto no seu celular! rcwtv, noticias de juiz de fora, noticias em juiz de fora, #rcwtv, #noticiasdejuizdefora, #jf, #juizdefora, #noticiasemjuizdefora, minas gerais, #minasgerais

FONTE/CRÉDITOS: Jornal O Pharol

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.
Lauren Delgado

Publicado por:

Lauren Delgado

Repórter na RCWTV – Rede de Canais Web, com foco na produção de conteúdo acessível, imparcial e de interesse público. Atua com responsabilidade e linguagem clara, aproximando a informação do leitor. Graduanda em Jornalismo, com atuação como Social...

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )