Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Domingo, 28 de Abril de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Juiz de Fora

A Espera do Amanhã - Teatro Tridimensional" estreia no Museu Mariano Procópio

Produção teatral conta a história do museu mais antigo de Minas Gerais em formato inovador

Redação
Por Redação
A Espera do Amanhã - Teatro Tridimensional
Gabriel Voltz
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

No dia 18 de julho, próxima terça-feira, às 18h30, será realizada a estreia do espetáculo teatral em formato de vídeo intitulado "A Espera do Amanhã - Teatro Tridimensional" no Museu Mariano Procópio. A obra, criada pelo GTMG/Cia Tralha e dirigida por Alexandre Guttierrez, é inspirada no livro "Alfredo Ferreira Lage: o Mecenas de Juiz de Fora", escrito por Natálio Luz. O projeto foi viabilizado com o patrocínio do Programa Cultural Murilo Mendes, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e gerido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). Uma segunda exibição está marcada para o dia 20 de julho, às 19h30, no Teatro Paschoal Carlos Magno, localizado na Rua Gilberto de Alencar, atrás da Igreja São Sebastião, no Centro.

Ambas as apresentações terão entrada gratuita, e os convites poderão ser retirados a partir do dia 15 de julho, no Espaço Cidade, situado no Paço Municipal, na Avenida Rio Branco, número 2.234, no Centro. O horário de funcionamento para retirada dos convites será de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados e domingos, das 10h às 14h. Após as exibições presenciais, o espetáculo estará disponível no canal do grupo GTMG/Cia Tralha no YouTube, todas as sextas-feiras, até o dia 22 de setembro.

"A Espera do Amanhã" conta, de maneira dramatizada, a fascinante história do Museu Mariano Procópio, considerado o primeiro museu de Minas Gerais. A narrativa do espetáculo se desenrola em diferentes locais, começando pelo parque e culminando em uma encenação gravada dentro da Galeria Maria Amália. Nessa cena, os quadros ganham vida, representando as peças do acervo da instituição. O diretor Alexandre Guttierrez destaca que o espetáculo utiliza um espaço teatral não convencional e ressalta a proposta do GTMG/Cia Tralha, que, ao longo dos seus 29 anos de existência, tem se dedicado a um teatro mais sensorial, itinerante e que interage com o espaço de encenação, buscando proporcionar uma experiência significativa ao espectador.

Leia Também:

Guttierrez enfatiza que uma das principais motivações para a criação deste espetáculo é a importância do Museu Mariano Procópio, com suas riquezas históricas e naturais. Gerido pela Prefeitura de Juiz de Fora, o museu permaneceu fechado por mais de 15 anos e foi reaberto ao público pela prefeita Margarida Salomão no dia 31 de maio deste ano, quando a cidade celebrou 173 anos.

Considerado um símbolo da memória do Brasil, o Museu Mariano Procópio abriga um dos mais relevantes acervos artísticos, históricos e científicos do país, com reconhecimento internacional. Com uma coleção eclética, o museu possui cerca de 53 mil itens em diversas categorias, como pinturas, esculturas, gravuras, desenhos, livros raros, documentos, fotografias, mobiliário, prataria, armas antigas, moedas, cartões postais, vestuário, porcelanas e cristais, além de peças de História Natural.

 

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo: Clique aqui

FONTE/CRÉDITOS: Imprensa PJF
Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )