No último sábado (02), a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) inaugurou um novo horário de funcionamento para 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS), estendendo o atendimento das 8h às 12h. Neste primeiro dia, foram realizados 534 atendimentos de diversos tipos.
Durante o período de funcionamento estendido, foram efetuados 299 atendimentos médicos, 44 aferições de pressão, 12 aplicações de injeções, 31 curativos, 2 retiradas de pontos, 26 aplicações de vacinas, 14 dispensações de medicação e 106 acolhimentos gerais.
A prefeita Margarida Salomão destacou a importância desse novo horário de funcionamento: "É uma data histórica na saúde pública de Juiz de Fora. Pela primeira vez, nós abrimos as UBSs no sábado de manhã para o trabalho regular das Unidades Básicas de Saúde. Já fizemos isso em situações excepcionais, de vacinação, mas para fazer o trabalho que a UBS realiza, durante os dias de semana, é a primeira vez”.
O subsecretário de Atenção à Saúde, Alfeu Gomes de Oliveira Júnior, reforçou o sucesso da iniciativa: "O primeiro sábado que nós tivemos de atividades sendo desenvolvidas nas 34 unidades foi um sucesso. Tivemos a presença de todas as equipes, equipes completas. A nossa expectativa é de que seja realmente um grande avanço no que diz respeito à atenção à saúde da comunidade assistida por essas Unidades Básicas de Saúde”.
Além da inauguração do novo horário aos sábados, a PJF ampliou os horários de atendimento em 34 UBS, que agora funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, sem interrupção para o almoço, e aos sábados das 7h às 12h. Quatro outras UBS passam a funcionar ininterruptamente, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Essa ampliação foi possível graças à contratação de 201 novos servidores da Estratégia Saúde da Família, que compõem 67 novas equipes do programa, e a cidade ainda receberá outras equipes, conforme anunciado conjuntamente com o Ministério da Saúde (MS).
34 UBS’s com funcionamento estendido de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 12h:
Alto Grajaú
Bairro Industrial
Bandeirantes
Cidade do Sol
Filgueiras
Furtado de Menezes
Granjas Bethânia
Jardim Esperança
Jardim Natal
Jóquei Clube I
Jóquei Clube II
Linhares
Marumbi
Milho Branco
Monte Castelo
Nossa Senhora Aparecida
Nova Era
Progresso
Retiro
Santa Cecília
Santa Cruz
Santa Efigênia
Santa Luzia
Santa Rita
Santo Antônio
Santos Dumont
São Benedito
São Judas Tadeu
São Pedro
São Sebastião
Teixeiras
Vale Verde
Vila Esperança
Vila Ideal
4 UBS’s com atendimento ininterrupto, de segunda a sexta, das 7h às 17h:
Barreira do Triunfo
Jardim da Lua
Parque Guarani
Vila Olavo Costa
Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!
Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!
Curta e siga nossas redes sociais.