nobeta

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
rcwtv
rcwtv

Saúde

26 de setembro, Dia Nacional do Surdo:

Uma Jornada de Luta por Direitos e Inclusão

A Notícia em Primeira Mão .
Por A Notícia em Primeira Mão .
26 de setembro, Dia Nacional do Surdo:
Redação RCWTV
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O dia 26 de setembro é um marco importante no calendário brasileiro, pois é o Dia Nacional do Surdo, uma data que reafirma a luta da comunidade surda do país por direitos e inclusão. O mês de setembro, também conhecido como Setembro Azul, é dedicado à conscientização sobre as conquistas da comunidade surda e à urgente necessidade de ampliar a acessibilidade em nossa sociedade.

Setembro é um mês repleto de marcos históricos para a comunidade surda, começando pelo dia 10, celebrado como o Dia Mundial da Língua de Sinais. Essa data foi escolhida para lembrar o Congresso de Milão, que ocorreu entre 6 e 11 de setembro de 1880, sendo a primeira conferência internacional de educadores de surdos. No evento, surpreendentemente, especialistas, a maioria deles ouvintes, proibiram o uso de línguas de sinais em todo o mundo. Essa decisão foi vista como um retrocesso para os surdos, promovendo a leitura labial como a forma adequada de comunicação para a comunidade surda.

No Brasil, o Dia do Surdo foi oficializado em 2008, por meio do decreto de lei nº 11.796. O dia 26 de setembro foi escolhido porque marca a fundação da primeira escola de surdos do país: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Fundado em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, o INES continua em atividade e hoje conta com cerca de 600 alunos.

Publicidade

Leia Também:

Além disso, o Dia Internacional do Surdo é celebrado em 30 de setembro, coincidindo com o Dia Internacional do Tradutor Intérprete de Línguas de Sinais. Essas datas destacam a importância de promover a inclusão, o respeito e o reconhecimento dos direitos da comunidade surda em todo o mundo.

O Dia Nacional do Surdo é uma oportunidade para refletirmos sobre o progresso alcançado na luta por direitos e inclusão, ao mesmo tempo em que nos lembramos da importância de continuar trabalhando juntos para construir uma sociedade mais acessível e igualitária para todos.

Se você achou esta matéria interessante e relevante, compartilhe com seus amigos e familiares.


Para receber as principais notícias do dia na palma da sua mão, participe do nosso grupo no WhatsApp. Lá, você terá acesso a atualizações em tempo real. Não perca tempo, junte-se a nós agora: https://bit.ly/455qi8H

 
FONTE/CRÉDITOS: Redação RCWTV
A Notícia em Primeira Mão .

Publicado por:

A Notícia em Primeira Mão .

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )