Velejadores do mundo inteiro têm voltado os olhos para a Marina Itajaí, um ponto estratégico no litoral de Santa Catarina, em Itajaí, cidade conhecida por sediar a The Ocean Race, maior competição de vela do mundo, e conceituados eventos náuticos, como o Marina Itajaí Boat Show. Desde sua fundação, em dezembro de 2015, o complexo náutico já recebeu mais de 15 mil veleiros e, atualmente, cerca de 70% de sua ocupação são de barcos a vela. Até o final deste mês, pelo menos 10 veleiros de países como França, Portugal, Reino Unido, Finlândia e Dominica devem ancorar na marina.
Entre os visitantes, destaque para o veleiro Amazone, construído na Finlândia em 1963 inicialmente como um barco de pesca e que veio para Itajaí fazer as manutenções e para fugir do frio intenso do ártico. Eles vão ficar na Marina Itajaí por um mês, antes de partirem em direção à Amazônia.
"O veleiro que utilizamos é especificamente para operações de charter na Antártida. A razão de estarmos em Itajaí neste período é devido ao rigoroso inverno antártico, que nos impede de realizar manutenções por lá, dada a falta de infraestrutura. Itajaí se destaca por suas excelentes condições para este tipo de serviço. Em dois meses, nossa próxima aventura será na Amazônia, onde também planejamos realizar charters. Após nossa estadia naquela região, retornaremos a Ushuaia", explica o tripulante russo Ryabchikov Dmitry.
"Esta é a minha primeira experiência em Itajaí e estou realmente impressionado com a infraestrutura náutica local, especialmente com as instalações da Marina Itajaí. A receptividade dos moradores e o charme da região também são pontos altos. Estou encantado com tudo o que Itajaí tem a oferecer", acrescenta.
"É motivo de grande orgulho para nós sermos a escolha de tantos velejadores internacionais que buscam um ponto de apoio para manutenção, descanso e lazer. A escolha pela Marina Itajaí deve-se à sua excelente localização, à qualidade da infraestrutura e ao atendimento que oferecemos, além das qualidades únicas de nossa região, que é um dos principais polos náuticos do país. Nosso suporte abrange desde a assistência na entrada do canal e na atracação, até a facilitação nos processos junto à Polícia Federal, Capitania dos Portos e Receita Federal", destaca Carlos Gayoso de Oliveira, diretor da Marina Itajaí.