Visando trazer a realidade científica para Juiz de Fora e região, o NASA Space Apps Juiz de Fora está produzindo uma série de conteúdos educativos e informativos voltados para aqueles que gostam de ciência, engenharia e tecnologia. Os conteúdos estão presentes no perfil oficial da unidade local no Instagram e em formato de podcast no Spotify. O último é o mais novo lançamento e tem como finalidade explicar os desafios que foram propostos pela NASA para o hackathon que está mais próximo que nunca.
O Space Drops é o nome do podcast comandado por Eduardo de Souza e a missão é trazer conteúdos sobre os desafios do NASA Space Apps 2021. Nele serão explicados as propostas dos desafios, trazendo dados e tratando de cada assunto de uma forma diferenciada. No Instagram, os rostos da organização é Breno Amaral e Laura Dias, trazendo conteúdos visuais muito interessantes, mostrando a pertinência do assunto na região.
O maior hackathon do mundo está em sua décima edição e para quem mora na Zona da Mata e Campo das Vertentes existe a possibilidade de participar. O NASA Space Apps Juiz de Fora está com o seu processo seletivo aberto, serão selecionados competidores para o evento internacional que ocorrerá nos dias 01, 02 e 03 de outubro. Mas as vagas são limitadas e estão com 90% delas ocupadas, segundo postagem no perfil oficial da unidade no último dia 17.
Estando presente em mais de 250 cidades ao redor do mundo, em mais de 80 países 一 incluindo o Brasil 一, o hackathon vem para mais uma edição no formato remoto, por conta da pandemia do COVID-19. Na edição de 2019, houve premiados no Brasil pela unidade da NASA Space Apps em Salvador, que conta com a local lead Leka Hattori, que também ocupa este cargo em São José dos Campos e, agora, em Juiz de Fora.
Tendo apelo para a ciências, engenharias e tecnologias, o NASA Space Apps Juiz de Fora surge como incentivo para essas áreas crescerem na Zona da Mata e Campos das Vertentes, capacitando e despertando o interesse por maratonas de programação. A competição global está ampliando as localidades atendidas e Juiz de Fora foi uma das cidades selecionadas para ter uma unidade local a partir deste ano (2021).
Responsável por selecionar competidores para o hackathon internacional, a NASA Space Apps Juiz de Fora tem como missão mostrar o quão possível é estar nas áreas de ciências, engenharia e tecnologia. A unidade conta com os locais leads Leka Hattori e Vinícius Arapiraca, além de uma organização com pessoas multifacetadas, de diversas localidades e especialidades, com o objetivo incentivar a comunidade a se unir em prol da ciência, da diversidade, colaboração, criatividade e pensamento crítico.
A unidade local firmou parcerias que ofereceram vagas no coworking dos seus respectivos trabalhos. Um deles é o Moinho 一 empreendimento imobiliário destinado a inspirar a transformação por meio das conexões e da convivência 一, outro é o Critt 一 Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia 一 que é um órgão institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Como dito, o processo seletivo está com suas vagas se esgotando, tendo atualmente 94% das vagas preenchidas. Para você que ainda não se inscreveu corra que ainda dá tempo. Os candidatos podem se inscrever de forma individual ou em equipes de 2 a 5 membros, estes devem ser naturais e/ou habitantes dos municípios pertencentes à Zona da Mata ou Campo das Vertentes e que possuam, no mínimo, 18 anos completos até a data de início do evento (01 de outubro de 2021).