Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sexta-feira, 17 de Maio de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Geral

MEDO DESPROPORCIONAL

Medo desproporcional pode afetar todas as faixas etárias, e provocar negativamente o convívio social.

Redação
Por Redação
/ 415 acessos
MEDO DESPROPORCIONAL
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

MEDO DESPROPORCIONAL

Falar sobre medo é algo muito complexo, tendo em vista a particularidade do ser humano e a infinidade de variáveis psicológicas capazes de desencadeá-lo.

O destaque desse tema é  devido ao fato de que o medo desproporcional pode afetar todas as faixas etárias, e provocar negativamente o convívio social.

Publicidade

Leia Também:

Medo é uma particularidade inata do ser humano. Todo ser humano tem medo, e este faz parte da evolução humana e está relacionado com o nosso instinto de sobrevivência.

Estou me referindo ao medo que apavora, que aterroriza, o medo paralisante, que interfere na sua vida diária.

No momento atual onde vivemos  diante de uma  ameaça real, o medo pode se apresentar de forma tão desproporcional para algumas pessoas, diante da incerteza do que pode acontecer, e pela forma como a pessoa interpreta a situação.

O medo sequestra a capacidade de pensar de modo funcional e a pessoa  fica refém de pensamentos do tipo:

E se eu me contaminar? E se eu perder  alguém querido com a infecção?

E se faltar comida no mercado? E se meu remédio não chegar na farmácia? E se  a quarentena demorar muito para acabar? Como vou conseguir trabalhar se for demitido? Como vou manter minha empresa ? E se eu não conseguir ganhar dinheiro nesses meses, como vou sobreviver? O que será da economia ?

Diversos tipos de pensamentos surgem em nossas mentes, e a maioria deles são negativos e críticos, especialmente os de criticas são extremamente indutivos. Eles fazem você acreditar que são verdadeiros, porque apresenta argumentos muito óbvios, concludentes e irrefutáveis.

Dessa forma a pessoa fica convencida e internaliza esses pensamentos como verdade absoluta,  e então  é orientada por esses medos. E, eles tem a capacidade de paralisar o movimento da pessoa.

Se você percebe que está sentindo  medo desproporcional e isso está te afetando suas emoções e o seu convívio, fique atento  nas dicas que vou passar para você.

  1. Evite pensamentos negativos. Para cada pensamento negativo, tenha três pensamentos positivos e saudáveis. Assim você tira a força do pensamento negativo.E Tenta dimensionar a gravidade da situação, questione a si mesmo se existe uma forma alternativa de análise. Critique os pensamentos negativos que dispara o medo.
  2. Mude seu comportamento em relação a Preocupação excessiva e desproporcional; se você pode escolher no que acreditar, porque não acreditar no que te apóia? No que te faz bem? No que melhora sua vida? Adote como estilo de vida essas duas frase: Tudo bem, eu escolho me sentir bem.
  3. Ao invés de ficar checando diversas vezes estatísticas e notícias sobre o assunto do momento, de forma incessante; procure ler, ouvir musica boa, fazer exercício mesmo em casa, meditação guiada.
  4. Lembre-se o pensamento é só uma hipótese, não acredite nele como verdade absoluta, duvide dos pensamentos repetitivos e intrusivos. Você é muito maior do que eles. Acredite!
  5. Experimente controlar a respiração, no caso de perceber Sensação de aperto no peito, angústia ou ansiedade.
  6. Não se submeta a rigidez excessiva com as medidas preventivas, com comportamento exaustivos e repetitivos de higiene das mãos e do corpo. Pense antes e faça o necessário para se proteger sem excesso.
  7. Caso não consiga gerenciar o medo e percebe que está para além das suas forças e  se surgir sintomas como tristeza sem motivo aparente, perda de interesse nas atividades que tinha muita satisfação, alteração no apetite e no sono, irritabilidade, angustia. Procure ajuda profissional.
  8. As coisas vão dar certo. Não tenha medo, tenha fé

Marli de Carvalho Ferreira

Psicóloga - Especialista em Depressão e Ansiedade

Terapia Cognitivo Comportamental

www.psicologiaclinicajf.com

 

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )