Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 18 de Maio de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Geral

Lindolfo Hill ganha biografia

100 anos da fundação do partido comunista

Alexandre Müller Hill Maestrini
Por Alexandre Müller Hill...
/ 249 acessos
Lindolfo Hill ganha biografia
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Por Alexandre Müller Hill Maestrini, professor e escritor

Este ano os comunistas comemoram 100 anos da fundação do partido no Brasil. Serão muitas festas por todo o país, mas será que o partido e seus membros antigos tem algo para comemorar? Em Juiz de Fora o PCdoB comemora neste sábado a data com várias atividades. Desde sua fundação em 1922 a classe trabalhadora viveu os períodos mais obscuros da história política brasileira e hoje passamos por um momento de retrocesso dos direitos e das liberdades democráticas conquistadas.


Na época de Lindolfo Hill, um dos juizforanos engajados nacionalmente no partido, o que os comunistas mais desejavam era uma sociedade mais justa e mais igualitária. Porém, odiada pela elite de direita, a militância comunista sempre implicava em risco de morte, tortura, prisão, exílio e clandestinidade. Hill viveu entre 1917 e 1977, e se tornou uma das vítimas de regimes autoritários, da ditadura militar, da falta de democracia e liberdade de expressão. Os acontecimentos locais, regionais, nacionais e internacionais levaram Lindolfo Hill a fazer parte da história do PC de Juiz de Fora, de Minas Gerais e do Brasil.

Publicidade

Leia Também:

É importante lembrarmos que a militância comunista implicava no abandono de familiares e amigos e uma vida na clandestinidade. Mas ninguém entra na clandestinidade por livre e espontânea vontade. Lindolfo Hill ousou na defesa de seus ideais, para ele, ser comunista não era somente entrar para o partido, mas sim uma opção de vida. Como um dos maiores expoentes políticos do Partido Comunista de Juiz de Fora, Lindolfo Hill lutou por melhores condições na sociedade. Sua história, que se confunde com a do PC local e nacional, revela a face brutal da repressão do Estado Brasileiro para garantir os interesses da elite.

Lindolfo Hill foi o primeiro vereador comunista de Juiz de Fora, eleito em 1947 com a segunda maior votação. Mas mesmo com o apoio popular foi perseguido e covardemente cassado em 1950 e até hoje não foi redimido e nem oficialmente reconhecido. Lindolfo Hill foi um exemplo de luta para os ativistas de hoje e em homenagem ao maior comunista de Juiz de Fora, Alexandre Müller Hill Maestrini publicou o seu terceiro livro “Lindolfo Hill – um outro olhar para a esquerda”, um biografia que resgata a trajetória desse juizforano.

Alem de Lindolfo Hill, Juiz de Fora produziu muitos comunistas de fibra que defenderam as ideias socialistas em diversas épocas. No inicio do partido, era Luiz Zuddio que visitava as portas de fábrica de um município industrializado. Junto com Lindolfo mobilizaram as massas até 1950, quando entraram para a clandestinidade. Depois vieram o deputado federal José Luiz Moreira Guedes e sua esposa, a primeira vereadora comunista juizforana Nair Barbosa Guedes. Os dois representantes do PCdoB foram para a clandestinidade na guerrilha do Araguaia e depois exilados na Europa. Na atualidade os comunistas de Juiz de Fora mais proeminentes foram candidatos a prefeito e vice Fernando Eliotério PCdoB e Luiz Carlos “Kaizim” Torres PCB. Entre outros, a nova geração de comunistas é representada e liderada por Igor Dias PCB e Paulo Sérgio de Oliveira PCdoB. Com eles em Juiz de Fora a luta continua por uma sociedade mais justa e mais igualitária.

Compre seu livro pela Estante Virtual

Comentários:
Alexandre Müller Hill Maestrini

Publicado por:

Alexandre Müller Hill Maestrini

Alexandre Müller Hill Maestrini é professor de alemão no Instituto Autobahn e autor de quatro livros: Cerveja, Alemães e Juiz de Fora, Franz Hill – Diário de um Imigrante Alemão, Lindolfo Hill – Um outro olhar para a esquerda e Arte Sutil.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )