Nesse 1º de maio não posso deixar de sugerir a leitura do meu terceiro livro: Lindolfo Hill - um outro olhar para a esquerda. Ainda mais no momento político atual de 2023.
Lindolfo Hill: um outro olhar para a esquerda. São Paulo: Instituto Caio Prado Jr., 2021. 250 p.
É o próprio Lindolfo Hill (1917-1977) que voltando de uma viagem em missão a Paris em novembro de 1945 nos fornece uma das chaves para a leitura de sua biografia pelo seu sobrinho-neto: “assinalar a ação internacional dos trabalhadores na nova fase de construção pacífica agora inaugurada para todos os povos no sentido do estabelecimento de forças superiores de existência democrática para a Humanidade.” Essa passagem resgatada por Alexandre Müller Hill Maestrini foi à razão de ser de Hill e é amplamente confirmada nas páginas da biografia. Não se pode ignorar o fato de que o protagonista do livro é um dos nossos maiores comunistas do século passado, e não se pode escapar de ler sua biografia à luz do seu tempo e do nosso.
Magnético e fascinante é o exercício biográfico de entrelaçamento entre a narração de uma biografia de um brasileiro comunista no século XX e a história de uma grande política, entre a reflexão gerada pela experiência pessoal e aquela gerada pelo operário da construção civil, entre a sua vida e o seu tempo e a observação do biografo de ambos. Tal perspectiva permite ao leitor a abertura de um horizonte que atende a todos e todas. A leitura da biografia de Hill é uma oportunidade para repensar questões decisivas sobre nosso passado recente nacional e internacional, e para isso contribuem vários níveis de articulação do livro do sobrinho-neto, a saber: a reconstrução cronológica dos acontecimentos pessoais e políticos; a evocação da trajetória comunista; o trabalho dos laços de Hill com certos países e culturas.
Leia introdução do meu livro de graça https://institutoautobahn.com.br/index.php/2021/08/28/lindolfo-hill/
Blog: https://lindolfohill.blogspot.com/