Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Terça-feira, 21 de Maio de 2024
rcwtv
rcwtv

Geral

Lindolfo Hill e a importância do 1. de Maio

A luta pelos direito dos trabalhadores

Alexandre Müller Hill Maestrini
Por Alexandre Müller Hill...
/ 149 acessos
Lindolfo Hill e a importância do 1. de Maio
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Nesse 1º de maio não posso deixar de sugerir a leitura do meu terceiro livro: Lindolfo Hill - um outro olhar para a esquerda. Ainda mais no momento político atual de 2023.


Lindolfo Hill: um outro olhar para a esquerda. São Paulo: Instituto Caio Prado Jr., 2021. 250 p.

É o próprio Lindolfo Hill (1917-1977) que voltando de uma viagem em missão a Paris em novembro de 1945 nos fornece uma das chaves para a leitura de sua biografia pelo seu sobrinho-neto: “assinalar a ação internacional dos trabalhadores na nova fase de construção pacífica agora inaugurada para todos os povos no sentido do estabelecimento de forças superiores de existência democrática para a Humanidade.” Essa passagem resgatada por Alexandre Müller Hill Maestrini foi à razão de ser de Hill e é amplamente confirmada nas páginas da biografia. Não se pode ignorar o fato de que o protagonista do livro é um dos nossos maiores comunistas do século passado, e não se pode escapar de ler sua biografia à luz do seu tempo e do nosso.

Publicidade

Leia Também:

Magnético e fascinante é o exercício biográfico de entrelaçamento entre a narração de uma biografia de um brasileiro comunista no século XX e a história de uma grande política, entre a reflexão gerada pela experiência pessoal e aquela gerada pelo operário da construção civil, entre a sua vida e o seu tempo e a observação do biografo de ambos. Tal perspectiva permite ao leitor a abertura de um horizonte que atende a todos e todas. A leitura da biografia de Hill é uma oportunidade para repensar questões decisivas sobre nosso passado recente nacional e internacional, e para isso contribuem vários níveis de articulação do livro do sobrinho-neto, a saber: a reconstrução cronológica dos acontecimentos pessoais e políticos; a evocação da trajetória comunista; o trabalho dos laços de Hill com certos países e culturas.

Leia introdução do meu livro de graça https://institutoautobahn.com.br/index.php/2021/08/28/lindolfo-hill/

Blog: https://lindolfohill.blogspot.com/

https://tribunademinas.com.br/colunas/painel/12-07-2022/livro-sobre-a-trajetoria-de-lindolfo-hill-sera-lancado-nesta-quarta-feira.html

https://pt.wikipedia.org/w/index.php?search=%22lindolfo+hill%22&title=Especial:Pesquisar&profile=advanced&fulltext=1&ns0=1

 

Comentários:
Alexandre Müller Hill Maestrini

Publicado por:

Alexandre Müller Hill Maestrini

Alexandre Müller Hill Maestrini é professor de alemão no Instituto Autobahn e autor de quatro livros: Cerveja, Alemães e Juiz de Fora, Franz Hill – Diário de um Imigrante Alemão, Lindolfo Hill – Um outro olhar para a esquerda e Arte Sutil.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )