“Quando alinho a coluna de uma pessoa, a técnica permite que a conexão entre o cérebro e o corpo dela funcione de forma correta e sem interferências, melhorando também a circulação sanguínea do local, além de prevenir ou resolver problemas como dores de cabeça e muitos outros”, conta o especialista em quiropraxia Samuel Montemezzo, dono de rede de clínicas do gênero do Sul do país, a Vital Quiropraxia, com unidades em Santa Catarina e também no Rio Grande do Sul.
Bem-estar, relaxamento, melhores noites de sono e mais disposição durante o dia também são alguns dos benefícios que os ajustes na coluna, promovidos pela quiropraxia, oferecem ao corpo humano, de acordo com Montemezzo, que acaba de inaugurar clínica no centro da cidade catarinense de Itajaí.
Segundo a Academia Brasileira de Neurologia (ABN), nos dias de hoje cerca de 93% da população brasileira sofre com dores de cabeça, sendo na maioria das vezes relacionados com a coluna, devido à tensão e má postura. Amplamente difundida no exterior, a profissão de quiropraxista vem ganhando mais adeptos no Brasil, já que a técnica contribui na qualidade de vida, inclusive, melhora o sono, digestão e disposição, além de prevenir e evitar procedimentos cirúrgicos.
“Correção da postura, melhor desempenho físico, diminuição da tensão muscular e maior fluxo sanguíneo também são benefícios que a técnica garante ao paciente”, complementa o profissional. “O desalinhamento na coluna e mau funcionamento do sistema nervoso causa lesões e problemas ortopédicos, como hérnia de disco, bico de papagaio e dores no nervo ciático. Fortes dores de cabeça também são queixas comuns dos pacientes e todos esses casos são passíveis de tratamento com a quiropraxia”, comenta Samuel.
Em Itajaí, a Vital Quiropraxia está localizada na Rua Herculano Corrêa, número 127, no centro da cidade. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 14h às 19h. Agendamentos podem ser feitos pelo WhatsApp (47) 9 9658-1303 ou pelo fone (47) 3248-3785.
Como funciona o tratamento?
A quiropraxia é um procedimento rápido e objetivo que pode ser aplicado em todas as idades, inclusive em recém-nascidos para que eles possam se desenvolver com o seu corpo no máximo potencial, além de atuar na prevenção de doenças.
O primeiro passo do tratamento, após encontrar a causa do problema, é buscar ajuda profissional e não focar apenas no uso de medicamentos, pois devem apenas aliviar a dor, sem corrigir a causa. “Além de ter cautela no uso de remédios, é preciso atenção às cirurgias. Muitas vezes a intervenção cirúrgica deixa o paciente ainda mais debilitado, considerando a idade, o estilo de vida e o histórico de saúde”, reforça o especialista.