27.11.2023 PARA LEMBRAR NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES
PLACAR DA VOTAÇÃO SOBRE O FERIADO DA CONSCIÊNCIA NEGRA - 20 DE NOVEMBRO
✅ A FAVOR do feriado em homenagem ao povo negro
1. Cida Oliveira - (PT)
2. Dr. Antônio Aguiar - (UNIÃO)
3. João Wagner Antoniol - (PSC)
4. Juraci Scheffer - (PT)
5. Tallia Sobral - (PSOL)
6. Laiz Perrut - (PT)
7. Nilton Militão - (PSD)
❌ CONTRA o feriado em homenagem ao povo negro
1. Bejani Júnior - (PODE)
2. Sargento Mello Casal - (PL)
3. Vagner De Oliveira - (PSB)
4. Julinho Rossignoli - (PP)
5. Protetora Kátia Franco - (REDE)
6. Tiago Bonecão - (CIDADANIA)
7. Pardal - (UNIÃO)
8. Marlon Siqueira - (PP)
9. Maurício Delgado - (UNIÃO)
10. André Luiz - (REPUBLICANOS)
Ausente
Cido Reis - (PSB)
Veja a discussão a partir do minuto 16 do vídeo abaixo
O Dia da Consciência Negra foi marcado na Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) pela entrevista da vereadora Cida Oliveira (PT) durante a abertura da 3ª Reunião Ordinária de novembro. A parlamentar explicou o Projeto de Lei (PL) 207/22, que propõe a criação do feriado municipal em comemoração à data. De acordo com Cida, em 2015 esse feriado foi aprovado no Plenário da Casa, mas na ocasião ainda não havia sido julgada sua constitucionalidade e ele foi revogado.
A vereadora relatou ainda os trabalhos de divulgação e de construção do PL por meio de atividades com discussão em bairros e elaboração de um abaixo-assinado e diálogos com a população sobre a importância do feriado. “Juiz de Fora está atrasada. Há 8 anos os movimentos se organizaram e aprovaram. Precisamos agora dar um passo muito importante para aprovar o feriado neste dia. Queremos nesse dia fazer a luta das pautas dos trabalhadores e trabalhadoras negras do país nesta cidade. É necessário fazer essa discussão e combater o racismo”.
Cida ainda argumenta que o feriado seria uma forma de reparação histórica. “A nossa cidade foi construída pelas mãos de negros e negras que hoje são em torno de 62% da cidade. É importante conseguirmos aprovar. Em mais de 1.200 municípios do Brasil hoje é feriado. Nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, é feriado. Aqui pertinho, como Leopoldina e Guarani também é feriado”, exemplifica.
A vereadora frisou ainda que a data relembra a luta e organização dos quilombos na época por Zumbi dos Palmares, que faleceu em 20 de novembro de 1695.
Acesse a íntegra do PL 202/22.
Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa.
Comentários: