RCWTV - Notícias de Juiz de Fora e Região

Quarta-feira, 16 de Julho de 2025

Geral

Aumente as suas chances

Coluna de Mônica Reis

Mônica Reis
Por Mônica Reis
Aumente as suas chances
Portal IT Forum
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em algumas situações, não importa o quanto estamos empenhados, simplesmente aquilo não sairá como o esperado porque não depende exclusivamente de mim ou de você. Nessa hora, precisamos racionalizar um pouquinho, caprichar no que está ao nosso alcance e aumentar as nossas chances de viver uma vida plena e cheia de significado.

É sobre isso, sobre aumentar as suas chances. Faz a tua parte, foca no que importa e no que depende de você. Como podemos aumentar as nossas chances na vida? De muitas maneiras. Vamos conversar sobre algumas delas? 

A primeira maneira de aumentar as nossas chances é saber diferenciar o que é uma oportunidade do que não é. Algumas situações não são verdadeiras ‘oportunidades’, mas se disfarçam de ‘chance de ser feliz’. As oportunidades de verdade, geralmente nos conduzem mediadas pelos nossos valores. Não são promessas vazias povoadas de fantasias irrealistas. Elas simplesmente são caminhos que nos levam ao destino que nos sentimos seguros, acolhidos na nossa singularidade, que faz sentido com quem somos, com o sentido que atribuímos a nossa vida e com o que realmente importa para nós. 

Publicidade

Leia Também:

Já as “chances” que são verdadeiras enrascadas geralmente nos fazem perder tempo e energia, normalmente não estão alinhadas com a nossa essência. São cheias de promessas vazias sem algo realmente concreto. Muitas vezes vão exigir de nós um comportamento avesso aos nossos valores. São maravilhosas no começo, são atraentes, mexem com o nosso corpo e com as nossas fantasias, mas a médio e longo prazo tem uma chance muito grande de fazer a sua vida ficar cinza, sem cor ou sabor. 

A vida está repleta de oportunidades de realização pessoal e profissional, daquelas que aparecem e daquelas que você mesmo cria. Aprenda a discernir quais são as verdadeiras oportunidades de viver uma vida com mais plenitude e significado. Quais as oportunidades que aumentam as suas chances de viver uma vida que vale a pena ser vivida? Isso vale para trabalho, relacionamentos e muitas coisas na vida. 

A segunda maneira de aumentar as suas chances é selecionando muito bem com quem você vai compartilhar a sua vida. Não é possível viver uma vida cheia de significado sem escolher bem as pessoas que vão compartilhar com você essa jornada. Muitas vezes, a nossa jornada é mais importante que o destino. Algumas pessoas serão passageiras em nossa vida, elas vão ser importantes em alguns momentos, mas não estarão conosco por toda a nossa vida. Mas quem estará conosco no nosso dia a dia? Com quem iremos compartilhar os momentos mais preciosos da nossa vida? Quem terá acesso a nossa intimidade? 

Não é possível deixar tudo acessível a todos. É preciso ser seletivo. Agir com racionalidade, pensar e refletir antes de ir abrindo as portas do seu coração e da sua vida para qualquer pessoa que chega. Pergunte-se: essa pessoa compartilha dos mesmos valores e princípios que os meus? Em caso positivo prossiga. 

Mas em caso negativo, pergunte-se posso crescer ou aprender com essa pessoa? É possível confiar nessa pessoa? É alguém que precisa de ajuda e eu posso ajudar? Posso apoiar essa pessoa no seu processo de evolução pessoal, ou ao contrário, talvez eu mesmo fique paralisado no meu processo por conta dessa relação com alguém com valores e princípios tão avessos aos meus? Eu agiria como esta pessoa tem agido, considerando as circunstâncias em que ela está vivendo? Eu admiro essa pessoa? Eu respeito essa pessoa?

Às vezes não somos cuidadosos quando abrimos as portas do nosso coração, seja para amigos ou mesmo para um relacionamento amoroso. Contudo, ser cuidadoso e criterioso com as pessoas que terão acesso a nossa intimidade é uma maneira eficaz de aumentar bastante as nossas chances de viver uma vida que vale a pena ser vivida.

A terceira maneira de aumentar as suas chances é simplesmente aprendendo a seguir em frente. Todos nós em alguma medida, guardadas as devidas proporções, vamos enfrentar situações desafiadoras e muitas vezes até mesmo traumáticas. Todos os seres humanos, alguns mais que outros, já encararam algum tipo de sofrimento em sua vida. Mas o que vai diferenciar as pessoas que tem uma vida cheia de significado e paz interior daquelas que não conseguem viver bem, é justamente a capacidade de resiliência e de seguir em frente.

Algumas situações, são tão desafiadoras e traumáticas, com um potencial de dano tão cruel que ferem profundamente as pessoas. Violências, abusos, injustiças, as situações traumáticas aparecem de diferentes maneiras. Contudo, aprender a viver a dor que a situação desperta e apesar dela, seguir em frente aumenta muito as chances de qualquer um de vencer e ser feliz. Não estamos falando aqui de negar a dor. Fingir que não aconteceu o que aconteceu, não é nada disso.  

Depois da dor e do sofrimento é preciso encarar a realidade e seguir em frente. Apesar de tudo, é necessário seguir. Agora, talvez seguir em frente signifique ser alguém que aprendeu com lições duras da vida. Talvez você não seja mais a mesma pessoa depois de tudo o que você passou. Tudo bem. Quem permaneceria exatamente igual depois de viver tantas coisas?

Chega uma hora que você aprende a seguir em frente apesar de... Apesar da dor da traição, apesar do luto, apesar da violência, apesar da injustiça que você sofreu, apesar de tudo isso. Você começa a perceber que há um senso de humanidade compartilhada no sofrimento. Parece que você está sozinho, perdido em sua dor, mas isso não é verdade. Você não está sozinho. Afinal, ninguém sai ileso dessa vida. É justamente a sua ferida e sua vulnerabilidade que conecta você as pessoas.

É justamente tudo o que você passou e que você não deixou que passasse por cima de você, que faz de você alguém único, com histórias e vivências tão singulares. Afinal, você não é apenas as suas dores. No final, vamos descobrindo que somos quem nós conseguimos ser. Idealizamos muito a nossa vida, mas seguir em frente é ir aos poucos se dando conta disso. Você deve estar pensando: Puxa, como isso é difícil! Mas eu te afirmo: isso também é libertador. 

FONTE/CRÉDITOS: Mônica Reis
Mônica Reis

Publicado por:

Mônica Reis

Mônica Reis é mãe de três garotos lindos de viver. Uma pessoa curiosa que gosta de conhecer novos lugares e de ler que é outra forma de viajar. É formada em psicologia e atua no âmbito clínico atendendo jovens e adultos.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )