Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quarta-feira, 17 de Abril de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Saúde

Vacinação contra a gripe começa nesta terça-feira no DF

Imunização foi antecipada no Distrito Federal devido ao período de maior circulação do vírus. Campanha nacional está prevista para começar no próximo dia 25.

Redação
Por Redação
Vacinação contra a gripe começa nesta terça-feira no DF
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Distrito Federal inicia nesta terça-feira (19) a vacinação contra gripe. De acordo com a Secretaria de Saúde, 125 pontos vão ofertar a dose – incluindo a Rodoviária do Plano Piloto. A lista completa com endereços e horários de funcionamento pode ser acessada aqui.

A unidade federativa é a primeira a iniciar a imunização contra a gripe este ano. A campanha nacional está prevista para começar no próximo dia 25. O Distrito Federal recebeu, ao todo, 100,5 mil doses, do lote inicial enviado pelo Ministério da Saúde.

Em nota, a Secretaria de Saúde destacou que a antecipação tem como objetivo imunizar o maior número de pessoas, “tendo em vista que estamos vivenciando um período de maior circulação dos vírus”.

Leia Também:

Quem pode se vacinar

Conforme orientações do ministério, a vacinação contra a gripe no Distrito Federal será focada nos seguintes grupos prioritários:

- idosos a partir de 60 anos

- crianças de 6 meses a 5 anos (as que vão receber o imunizante pela primeira vez devem tomar duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas)

- gestantes e puérperas

- adolescentes cumprindo medidas socioeducativas

- população privada de liberdade

- pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições específicas de saúde (é preciso apresentar documentos que comprovem a condição clínica)

- professores

- profissionais de saúde

- profissionais das forças de segurança e salvamento

- militares das três Forças Armadas

- caminhoneiros

- trabalhadores portuários

- trabalhadores de transporte coletivo rodoviário

- funcionários do sistema prisional.

Ao comparecer a um dos pontos de imunização, é necessário apresentar documento de identificação e a caderneta de vacinação. A Secretaria de Saúde reforçou que mesmo quem já recebeu doses contra a gripe em períodos anteriores deve se vacinar este ano.

Entenda

Tradicionalmente realizada entre os meses de abril e maio, a campanha nacional de vacinação contra a gripe foi antecipada pelo ministério este ano em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país.

A pasta informou ter negociado a entrega antecipada das doses, que estão previstas para serem distribuídas aos estados das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Municípios do Norte já realizaram a imunização entre novembro e dezembro do ano passado, atendendo às particularidades climáticas da região.

De acordo com o ministério, a vacina previne contra os vírus que geralmente começam a circular no país nos meses de maio, junho e julho. A dose utilizada é a trivalente e, portanto, conta com três tipos de cepas combinadas, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil.

A estimativa do governo federal é que 75 milhões de pessoas sejam imunizadas em todo o país. A pasta lembrou que a vacina contra a gripe pode ser administrada junto a outros imunizantes previstos no Calendário Nacional de Vacinação.

 

arte gripe público alvo
Vacinação contra gripe - Público alvo - Arte/Agência Brasil
FONTE/CRÉDITOS: Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil
Comentários:
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )