Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Domingo, 21 de Julho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Tecnologia

Unesp Inaugura Fábrica de Biofármacos para Pesquisa Clínica

Nova planta em Botucatu oferecerá serviços de desenvolvimento e produção de medicamentos para estudos clínicos

João Vítor Fonseca
Por João Vítor Fonseca
/ 53 acessos
Unesp Inaugura Fábrica de Biofármacos para Pesquisa Clínica
Rui Seabra Ferreira Júnior apresenta as instalações da nova fábrica para a reportagem (foto: Karina Toledo/Agência FAPESP)
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) inaugurou hoje, 13 de junho de 2024, uma fábrica dedicada à produção de biofármacos para uso em estudos clínicos. Localizada no campus de Botucatu, a unidade foi construída com recursos do Ministério da Saúde e da própria universidade, e terá como principal objetivo a produção de anticorpos monoclonais, utilizados no diagnóstico e tratamento de diversas doenças.

O novo centro está vinculado ao Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (Cevap-Unesp) e fornecerá insumos para pesquisas conduzidas pelo Centro de Ciência Translacional e Desenvolvimento de Biofármacos da Unesp. Este centro é apoiado pela FAPESP através do Programa Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCDs).

Além de atender às demandas internas de pesquisa, a fábrica atuará como uma CDMO (Organização de Desenvolvimento e Fabricação sob Contrato), oferecendo serviços terceirizados de desenvolvimento e produção de medicamentos para empresas farmacêuticas, biotecnológicas e outras instituições de pesquisa. "Esta será a primeira CDMO do país e a primeira dedicada à produção de biofármacos para pesquisa clínica na América Latina", destacou Rui Seabra Ferreira Júnior, coordenador-executivo do Cevap.

Leia Também:

Estratégia e Soberania

Ferreira Júnior enfatizou a importância estratégica da fábrica para o Brasil, especialmente com a expiração iminente de 100 a 120 patentes de medicamentos biológicos. "Nosso foco será atender às prioridades do Sistema Único de Saúde (SUS). A pandemia de COVID-19 evidenciou a necessidade de aumentar a capacidade do país de desenvolver e produzir vacinas e outros medicamentos biológicos", afirmou.

Benedito Barraviera, fundador do Cevap e diretor do CCD da FAPESP, explicou que a principal meta da CDMO é acelerar o desenvolvimento e comercialização de novos biofármacos. "Dois produtos desenvolvidos – o Selante de Fibrina e o Soro Antiapílico – aguardam investimentos para ensaios clínicos de fase 3. Sua chegada ao mercado será uma grande vitória para a ciência brasileira", disse Barraviera.

Capacitação e Inovação

A nova fábrica também abrigará startups de biotecnologia e uma escola dedicada ao treinamento de graduandos nas boas práticas de fabricação. Esta iniciativa é coordenada pela Unesp em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade de Oxford, Reino Unido.

O projeto recebeu R$ 20 milhões para sua construção e prevê outros R$ 60 milhões para a aquisição de equipamentos. A Unesp contratou todos os profissionais que já estão atuando na CDMO, com a expectativa de que a fábrica esteja totalmente operacional em 2025.

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

Curta e siga nossas redes sociais.

FONTE/CRÉDITOS: Agência FAPESP
Comentários:
João Vítor Fonseca

Publicado por:

João Vítor Fonseca

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )