Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sexta-feira, 19 de Julho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Juiz de Fora

UFJF cumpre decisão judicial e emite novos diplomas a 46 egressos de Medicina

Os interessados foram devidamente comunicados da decisão e solicitados a assinarem o novo termo de colação de grau

Waleska Saraiva
Por Waleska Saraiva
/ 383 acessos
UFJF cumpre decisão judicial e emite novos diplomas a 46 egressos de Medicina
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) cumpriu, nesta sexta-feira, 6 de outubro, a decisão judicial sobre o cancelamento dos diplomas de 46 egressos do curso de Medicina, que colaram grau na instituição mediante liminar concedida em 2021. Logo em sequência ao cancelamento, nesta mesma data, solicitou a emissão de novos diplomas – agora, definitivos. 

Desde o dia 14 de agosto, com base na decisão judicial que exigia o cancelamento dos diplomas, a UFJF vem trabalhando por meio de uma comissão para cumprir a decisão, mas garantindo o menor prejuízo possível aos interessados. Durante esse período, a comissão solicitou que os egressos comprovassem a realização de atividades supervisionadas posteriores à data da formatura, que pudessem ser consideradas compatíveis com a formação, segundo previsto na legislação de ensino. Todos os 46 interessados apresentaram a documentação solicitada, que foi analisada pela unidade acadêmica e aprovada.

Histórico

Leia Também:

A UFJF recebeu, no dia 03/08/2023, ordem judicial referente ao processo judicial nº 1011061-78.2021.4.01.3801, que determinava o cancelamento da colação de grau e do diploma de 46 alunos, que se formaram mediante liminar em 2021.

A liminar concedida aos estudantes, na época, baseava-se no entendimento de que, diante da Portaria nº 383/2020, Lei nº 14.040/2020,  e do Decreto Legislativo nº 6/2020 sobre a excepcionalidade da pandemia de Covid-19, os referidos alunos estavam aptos a colarem grau com 75% da carga horária dos estágios concluída. A UFJF cumpriu a liminar, colando grau aos estudantes, porém, a sentença judicial era contrária ao regramento da instituição e à decisão colegiada da Faculdade de Medicina, que declarou necessidade de cumprimento  integral dos estágios. Assim, a Procuradoria Federal junto à UFJF entrou com recurso à época.

Após dois anos da colação de grau, ocorrida por força de liminar, a UFJF recebeu decisão judicial favorável ao recurso. Destaca-se que a situação é inédita para a instituição gerando a necessidade de planejamento da área acadêmica para cumprir a decisão judicial e, por portaria do reitor, foi criada uma comissão especial para analisar o caso de cada um dos interessados.

Destaca-se, ainda, que o processo de formação acadêmica da área médica é complexo e o cancelamento dos diplomas implicaria, automaticamente, no reingresso dos alunos na instituição para cumprirem a formação e/ou na comprovação de que os mesmos fizeram atividades supervisionadas posteriores compatíveis com a formação médica. Após a análise dos documentos, verificou-se que todos comprovaram as atividades supervisionadas que faltavam e que elas não impactaram na qualidade da formação.

 

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

Acesse o nosso site 

https://www.rcwtv.com.br/

 

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo: https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

 

Curta e siga nossas redes sociais

#noticiasdejuizdefora, #juizdefora, #rcwtv, #noticiasminasgerais, #pjf, #notíciasemjuizdefora, #notíciasemminasgerais, #noticiasmg

FONTE/CRÉDITOS: Imprensa I Comunicação UFJF
Comentários:
Waleska Saraiva

Publicado por:

Waleska Saraiva

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )