Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Terça-feira, 25 de Junho de 2024
rcwtv
rcwtv

Juiz de Fora

Turunas do Riachuelo, primeira escola de samba de Minas, recebe visita guiada no sábado, 11

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) organizou uma visita guiada à quadra da Turunas do Riachuelo, a primeira escola de samba de Minas Gerais e a quarta do Brasil.

Redação
Por Redação
/ 429 acessos
Turunas do Riachuelo, primeira escola de samba de Minas, recebe visita guiada no sábado, 11
Imprensa PJF
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Aproveitando que o mês de fevereiro celebra a maior festa popular do país, e também a volta dos desfiles carnavalescos em Juiz de Fora, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) organizou uma visita guiada à quadra da Turunas do Riachuelo, a primeira escola de samba de Minas Gerais e a quarta   do Brasil. A ação será realizada neste sábado, 11, às 14h. O ponto de encontro dos participantes será na quadra da Turunas do Riachuelo, na Rua Vespasiano Pinto, 50,  Centro. As inscrições podem ser feitas, de forma gratuita por meio do formulário eletrônico. As vagas são limitadas e oferecidas somente aos 30 primeiros participantes. A ação faz parte do projeto “Caminhando pela História”, organizado pela Secretaria de Turismo (Setur). 
 

A caminhada será realizada de forma dinâmica, guiada pela porta-bandeira e presidente da Turunas do Riachuelo, Bia Costa. O roteiro vai contemplar visitação às instalações da escola de samba, com apresentação da produção das fantasias e alegorias carnavalescas que serão vistas neste ano na passarela do samba. A Turunas do Riachuelo terá o enredo em homenagem a Waltencyr Barbosa (Wal), grande carnavalesco que marcou a história de Juiz de Fora e região.
 

A Turunas do Riachuelo foi criada em 1934 e inspirada no bloco Turunas da Mauriceia, do Rio de Janeiro. Na época, José Oceano Soares assistiu o desfile do bloco e trouxe a ideia para Juiz de Fora. A escola teve o embrião local no Bloco Feito Com Má Vontade (1933) dos rapazes da Rua Silva Jardim. O nome da escola é uma composição de Turunas (batuta, valente) do Riachuelo (nome do Largo do Riachuelo  na região central da cidade onde foi sua primeira sede). A sugestão do nome também foi de José Oceano Soares.
 

Leia Também:

A azul e branco coleciona sambas antológicos, enredos gloriosos, personalidades, músicos, sambistas, compositores, artistas de notoriedade no cenário musical, carnavalesco e artístico. A história da escola é recheada de curiosidades e liga-se intimamente à história do carnaval de Juiz de Fora e seus personagens se ligam a sua história. 
 

A visita à Turunas do Riachuelo terá a participação de um guia de turismo, turismólogos e estagiários da Setur, com objetivo de realizar um trabalho de conscientização para estimular o turismo local e atrair visitantes para conhecerem os atrativos do  município. 

 

Curta e siga nossas redes sociais


#noticias de juiz de fora, #juiz de fora, #rcwtv, #noticias minas gerais, #pjf, #notícias em juiz de fora, #notícias em minas gerais, #noticias mg

FONTE/CRÉDITOS: Imprensa PJF
Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )