A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu as investigações sobre um caso de maus-tratos a crianças de 1 a 2 anos em uma creche municipal na cidade de Três Pontas, no Sul do estado. Após análise das provas, uma educadora de 52 anos foi indiciada pelo crime, que afetou sete vítimas, e outras duas funcionárias, de 28 e 53 anos, foram indiciadas por condescendência criminosa.
Detalhes do caso
Os incidentes ocorreram no dia 4 de maio deste ano e foram denunciados à Polícia Civil em 6 de junho pela Procuradoria Municipal. A direção da creche teve acesso a vídeos que registraram a educadora maltratando as crianças, por meio de apertões, puxões e arremessos durante a troca de fraldas e a colocação no colchonete para dormir. Esses vídeos foram peças fundamentais para as investigações.
Depoimentos e conclusão do inquérito
Durante o inquérito policial, foram ouvidos os responsáveis pelas 15 crianças que estavam presentes na sala no momento dos incidentes, bem como os pais das crianças matriculadas que não estavam presentes. Além disso, vários servidores da Educação que atuam na creche e na Secretaria de Educação foram entrevistados.
Após todas as apurações, a educadora responsável pelos maus-tratos foi indiciada pelo crime de maus-tratos com agravante por envolver menor de 14 anos (art. 136, §3º, do Código Penal). Já as outras duas funcionárias que presenciaram os fatos e não os relataram à direção da escola foram indiciadas por condescendência criminosa (art. 320 do Código Penal).
O inquérito policial foi concluído em 30 de junho e será encaminhado ao Poder Judiciário para análise e possível abertura de processo judicial.
