Betim-MG, 9 de agosto de 2024.
Transportadores de combustíveis e de derivados de petróleo poderão cruzar os braços em Minas, em protesto contra o aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do diesel cobrado no estado.
Nos últimos meses, sem nenhum comunicado, o governo estadual aumentou a alíquota do ICMS do diesel em 4%, passando de 14% para 18,1%.
"Na campanha à reeleição ao governo do Estado, Romeu Zema assumiu o compromisso de manter a alíquota do ICMS do diesel em 14%, mas, hoje o percentual ultrapassa os 18%. Isso é um absurdo!", protesta o presidente do Sindtanque-MG, Irani Gomes.
Não bastasse pagar mais caro para abastecer os caminhões - o gasto com o combustível corresponde a cerca de 70% do custo do frete -, Irani afirma que, por conta do ICMS do diesel mais alto em Minas, transportadores daqui têm amargado prejuízos com a perda de serviços. Postos de combustíveis de cidades próximas à divisa com estados onde a alíquota do ICMS do diesel é menor estariam deixando de comprar o combustível em Minas:
- Espírito Santo: 17,7%
- Goiás: 17,7%
- São Paulo: 17,6%
- Rio de Janeiro: 17,5%
"A continuar essa situação, pode haver quebradeira no setor em nosso estado, com perdas incalculáveis, inclusive de postos de trabalho. Por isso, pedimos providências imediatas ao governo estadual para que reveja a atual alíquota do ICMS do diesel, caso contrário a paralisação do transporte de combustíveis será inevitável", alerta.
MAIS INFORMAÇÕES COM O PRESIDENTE DO SINDTANQUE-MG, IRANI GOMES: (31) 9-8867-6179.
Eliezer Dias
Jornalista - MG06553JP
(31) 9-9310-3667 (WhatsApp)
_____________
Sindtanque-MG - Sindicato dos Transportadores de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais: Rua José Gomes Ferreira, n° 325, bairro Novo Amazonas, Betim - MG. Telefones: (31) 3591-6755 / 3511-0807.
E-mail: [email protected]
Gostou da matéria? Compartilhe com quem você gosta! Para não perder nada, entre agora no nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias mais importantes do dia diretamente no seu celular. Clique no link https://bit.ly/455qi8H e fique atualizado em tempo real. Junte-se a nós e não perca nenhuma novidade!
Comentários: