Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quarta-feira, 24 de Julho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Região

Trabalho com materiais recicláveis transforma vidas de mães em Minas Gerais

A reciclagem se tornou uma fonte de empoderamento de milhares de mulheres em Minas Gerais

Ronã Guilherme
Por Ronã Guilherme
/ 135 acessos
Trabalho com materiais recicláveis transforma vidas de mães em Minas Gerais
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O engajamento na reciclagem de materiais não só promove a preservação do meio ambiente, mas também se torna uma fonte de dignidade e empoderamento para milhares de mulheres em Minas Gerais. Muitas delas, chefes de família, tem histórias inspiradoras de superação e força enquanto contribuem para a sustentabilidade do planeta.

Há cinco anos, o Governo de Minas regulamentou o pagamento do Bolsa Reciclagem às associações e cooperativas de catadoras e catadores de materiais recicláveis, reconhecendo o papel fundamental dessas mulheres. Além disso, o estado promove políticas públicas e parcerias, como o ReciclaBelô, realizado durante o Carnaval em Belo Horizonte, e a reabertura do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), na capital.

Uma pesquisa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) revelou que 80% das organizações cadastradas no Bolsa Reciclagem têm mulheres como representantes legais. Nas cooperativas, a presença feminina é ainda mais marcante, refletindo o protagonismo dessas mulheres no setor.

Leia Também:

O Bolsa Reciclagem, programa pioneiro de pagamento por serviços ambientais no Brasil, tem sido uma fonte de apoio essencial para essas mulheres. Desde sua regularização em 2019, o programa já beneficiou mais de 1.580 catadores, totalizando um repasse de mais de R$ 16 milhões e a recuperação de quase 200 mil toneladas de materiais recicláveis.

O Carnaval de Belo Horizonte também se tornou uma oportunidade para valorizar o trabalho das catadoras. O ReciclaBelô, realizado em parceria com o Governo de Minas e o Ministério Público, proporcionou renda extra para 240 trabalhadores que coletaram quase 30 toneladas de materiais recicláveis durante os quatro dias de folia.

Além disso, o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), reinaugurado em 2022, oferece cursos de formação e capacitação para catadores, ampliando as oportunidades de trabalho e renda.

O trabalho com materiais recicláveis não apenas transforma vidas, mas também contribui para um futuro mais sustentável e igualitário em Minas Gerais.

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!
 
Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

Curta e siga nossas redes sociais.

Comentários:
Ronã Guilherme

Publicado por:

Ronã Guilherme

Aluno do curso de Jornalismo da Universidade Estácio de Sá.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )