Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Segunda-feira, 17 de Junho de 2024
rcwtv
rcwtv

Educação

Tire suas dúvidas sobre o Sisu e garanta sua vaga na UFJF

Candidatos podem concorrer a 2.251 vagas distribuídas em 74 cursos nos campi da universidade

Patrick Coelho
Por Patrick Coelho
/ 95 acessos
Tire suas dúvidas sobre o Sisu e garanta sua vaga na UFJF
Foto: Patrick Coelho
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

JUIZ DE FORA, 22 de janeiro de 2024

 

Entre hoje, 22 de janeiro, e quinta-feira, 25, estão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece 2.251 vagas em 74 cursos, contemplando os campi de Juiz de Fora e Governador Valadares.

Leia Também:

 

Para participar, os candidatos devem acessar o Portal de Acesso Único, informar o número de inscrição e a senha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Após confirmar os dados, é necessário escolher dois cursos e a modalidade de ingresso. Durante o período de inscrição, é permitido alterar as escolhas de acordo com as parciais diárias das notas de corte.

 

Respondendo às principais dúvidas dos candidatos:

 

1. O que é o Sisu?

O Sisu é o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de Ensino Superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem.

 

2. Como funciona o Sisu?

O processo seletivo tem uma única etapa de inscrição, de 22 a 25 de janeiro, exclusivamente pela internet. O sistema seleciona automaticamente os mais bem classificados, considerando notas do Enem 2023 e ponderações.

 

3. Quem pode participar?

Podem participar candidatos que fizeram o Enem 2023, concluíram o Ensino Médio e não zeraram a prova de redação.

 

4. Haverá uma nova inscrição para o Sisu no segundo semestre?

Não, a edição do Sisu 2024 ocorrerá em única etapa no ano.

 

5. Quais as principais mudanças da Lei de Cotas?

Novas cotas específicas para quilombolas, e redução do valor mínimo da renda bruta familiar. Candidatos concorrem inicialmente para vagas de ampla concorrência, independentemente de atenderem aos critérios de cotas.

 

6. Como escolher a UFJF no sistema?

Ao se inscrever, o candidato deve escolher a UFJF na guia referente às instituições de ensino, para visualizar os cursos e vagas oferecidos.

 

7. Quais cursos serão ofertados pela UFJF por meio do Sisu?

Das 2.251 vagas, 1.851 serão distribuídas em 64 graduações no campus de Juiz de Fora, e 400 em Governador Valadares, distribuídas em dez cursos. A lista de cursos pode ser conferida no Termo de Adesão divulgado pela Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).

 

8. O que a UFJF oferece aos seus alunos?

A UFJF é avaliada com nota máxima pelo MEC e destaca-se entre as melhores universidades do país, proporcionando diversas oportunidades nos mais variados campos de atuação do Ensino Superior.

 

9. Quais cursos da UFJF oferecem mais vagas?

No campus sede, o curso de Bacharelado em Ciências Exatas dispõe de 122 vagas, enquanto em Governador Valadares, Medicina, Administração, Ciências Econômicas e Direito têm 50 vagas cada.

 

10. Como ficar sabendo da nota de corte?

Durante o período de inscrição, o Sisu calcula a nota de corte uma vez por dia, informando-a a partir do segundo dia de inscrição.

 

A UFJF ressalta que o resultado da chamada regular será divulgado em 30 de janeiro, com matrículas entre 1º e 7 de fevereiro. As aulas do primeiro semestre de 2024 têm previsão de início em 11 de março. Candidatos que realizaram o Pism 2024 também podem concorrer ao Sisu, seguindo as regras estabelecidas pelos programas. Mais informações podem ser obtidas com a Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese) por meio do telefone (32) 2102-3738/3755 ou pelo e-mail [email protected]. A UFJF também está presente nas redes sociais, no Facebook (UFJFoficial), Instagram (@ufjf), Twitter (@ufjf_), e Youtube (TVUFJF).

 

Gostou da matéria? Compartilhe com os familiares e amigos!

Receba notícias da RCWTV no WhatsApp!

Fique atualizado com as principais notícias que movem nosso site! Clique aqui e participe do nosso grupo!

 

Comentários:
Patrick Coelho

Publicado por:

Patrick Coelho

Estudante de Jornalismo.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )