O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu os últimos preparativos para a posse de Cristiano Zanin como ministro da corte. Aprovado em sabatina no Senado Federal, em 21 de junho, Zanin foi a indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para preencher o cargo deixado por Ricardo Lewandowsky, após sua aposentadoria em abril.
As estruturas metálicas e detectores de metais já estão instalados para a cerimônia de posse, marcada par ocorrer a partir das 16hs de quinta-feira (03/08). A expectativa é que aproximadamente 350 pessoas participem do ato no plenário do STF. Entre os convidados estão ministros em exercício e aposentados, autoridades de praxe, como os presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), da câmara, Arthur Lira (PP-AL) e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Ainda estarão no plenário da corte presidentes de tribunais superiores e convidados pessoais do novo ministro.
A presidente do STF, Rosa Weber, abrirá a sessão. Em seguida, haverá execução do Hino Nacional brasileiro. O ministro mais antigo da corte Gilmar Mendes, presente na sessão, e o mais novo, André Mendonça, conduzirão Zanin ao plenário.
Em seguida, Cristiano Zanin fará o juramento de cumprir a Constituição Federal, pois o Supremo é guardião desta.
Em seguida, haverá leitura do Termo de Posse pelo diretor-geral. A presidente do STF e o ministro empossado assinam o Termo de Posse. Cumprida esta etapa, ele terá a posse declarada pelo presidente do tribunal, pode dar as boas-vindas, e a cerimõnia é encerrada. Essa etapa vai durar cerca de 15 minutos.