Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 05 de Junho 2026
Justiça

STF agenda julgamento para definir limites da Lei de Anistia

A Corte analisará a aplicabilidade da Lei de Anistia em situações de ocultação de cadáver durante o regime militar.

Redação RCWTV
Por Redação RCWTV
STF agenda julgamento para definir limites da Lei de Anistia
© Marcello Casal JrAgência Brasil
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu o dia 13 de fevereiro para iniciar a análise de um tema crucial: a aplicabilidade da Lei de Anistia em casos de ocultação de cadáver ocorridos no período da ditadura militar. O processo será conduzido no plenário virtual da Corte.

A principal questão a ser dirimida pela Corte é a abrangência da Lei de Anistia, diploma legal que concedeu perdão a delitos cometidos entre 2 de setembro de 1961 e 15 de agosto de 1979.

Um dos pilares da discussão é o entendimento da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), que qualifica o desaparecimento forçado como um crime de natureza permanente, ou seja, imprescritível.

Publicidade

Leia Também:

Fundamentado nessa perspectiva, o STF avaliará se a Lei de Anistia, que extinguiu a punibilidade de delitos anteriores à sua promulgação, pode ser utilizada para eximir de responsabilidade agentes do Estado envolvidos em desaparecimentos forçados durante o período de exceção.

A controvérsia jurídica em questão deriva de uma denúncia protocolada em 2015 pelo Ministério Público Federal (MPF) contra os ex-militares do Exército Lício Augusto Ribeiro Maciel e Sebastião Curió Rodrigues de Moura (já falecido). Eles são acusados de ocultação de cadáver e homicídio, crimes que teriam sido perpetrados no contexto da Guerrilha do Araguaia.

Os ministros do STF analisarão um recurso que visa derrubar uma decisão de primeira instância. Esta decisão prévia havia rejeitado a denúncia do MPF contra os militares, fundamentando-se em um julgamento do próprio STF de 2010, que validou a aplicação irrestrita da Lei de Anistia.

FONTE/CRÉDITOS: André Richter - Repórter da Agência Brasil

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR